A enquete se encerra às 23h59 desta quarta-feira (22), para responder à pergunta: “Quem diz ‘descobrimento’? Quem chegou de outro lugar ou quem aqui estava?”
O ICMBio está organizando um processo de consulta pública para saber o que as pessoas acham do nome do Parque Nacional do Descobrimento (PND). Trata-se de uma atividade educativa, crítica, decolonial, que convida à reflexão sobre territórios e as escolhas feitas pelos governos sem participação da sociedade.
O parque foi criado em abril de 1999 para proteger ecossistemas de Mata Atlântica, especialmente florestas sobre tabuleiros costeiros. Seu nome foi escolhido sem participação popular, num momento em que o país se preparava para os eventos relacionados aos 500 anos da chegada dos primeiros portugueses ao Brasil – que ocorreu próximo à área do parque. Aproximadamente 20% do PND é também parte da Terra Indígena Comexatibá (Pataxó), e a parceria para a dupla proteção dessa área se dá através de um termo de compromisso.
Nome é algo especial, único, que carrega a identidade, a história, os valores, e que representa pertencimento.
Convidamos você a pensar a partir de outros pontos de vista, a refletir sobre a colonialidade do nome do parque e contribuir com mais esta etapa participativa. Este momento de consulta online é aberto a todos que quiserem contribuir com o processo, refletindo sobre a herança colonial do nome Parque Nacional do Descobrimento.
O formulário ficará disponível para contribuições até às 23h59 min do dia 22 de novembro de 2023 – PARTICIPE clicando no link https://bit.ly/40RcE8x. ou através do QRCode
Comentários Facebook