Imagens raras mostram ‘diabo negro do mar’ nas Ilhas Galápagos

Publicado:

Os investigadores de uma expedição que está mapeando os corais verticais das Ilhas Galápagos, no Equador, filmaram, no dia 9 de outubro, um goosefish (Lophiiddae) percorrendo o fundo do mar.

O vídeo, gravado a 373 metros de profundidade, mostra o animal, conhecido por ‘diabo negro do mar’ passeando no fundo do mar como se as suas barbatanas fossem pés.

Os goosefishes são uma das espécies de tamboril que pode ser encontrada não só no Oceano Pacífico como no Ártico, Atlântico e Índico. Estes peixes tendem a habitar em fundos arenosos e lamacentos e possuem um aspecto assustador, daí serem chamados de diabos. Têm uma cabeça grande e uma boca enorme repleta de dentes longos, afiados e encurvados. A barbatana dorsal, tal como nos restantes tamboris, têm uma espinha ‘luminosa’ que é usada para atrair presas e afugentar predadores.

Por estarem a uma profundidade tão grande, raramente são filmados e muito menos ‘caminhando’ no fundo do oceano, o que dá a estas imagens ainda mais valor.

A expedição é dirigida pelo Schmidt Ocean Institute em colaboração com o Parque Nacional das Galápagos e com a Fundação Charles Darwin.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel autoriza lançamentos de ajuda e envia comida por paraquedas à Gaza, onde crise por fome se agrava

Em uma ação que reflete a urgência da crise humanitária na Faixa de Gaza, Israel anunciou recentemente o lançamento de ajuda humanitária por...

Gwyneth Paltrow vira ‘porta-voz muito temporária’ de empresa após flagra de ex-CEO em show do Coldplay

Gwyneth Paltrow surgiu como a "porta-voz muito temporária" da Astronomer, em meio a um turbulento escândalo envolvendo o ex-CEO da empresa, Andy Byron,...

Trump diz que está falando com dirigentes do Camboja e da Tailândia sobre cessar-fogo

Em meio a intensos combates na fronteira entre Tailândia e Camboja, que resultaram em 33 mortos, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou...