Pacheco diz que conversou com Moraes sobre PEC das decisões monocráticas

Publicado:

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quarta-feira, 22, que conversou com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas de ministros da Corte.

“Conversei ontem (terça-feira, 21) com Moraes sobre esse tema. Reiterei com ele, e fiz com outros ministros já, que a intenção da proposta é um aprimoramento, é positivo para a justiça do nosso País”, disse Pacheco em entrevista coletiva nesta quarta.

“Uma lei federal votada nas duas Casas do Congresso, passa pelas comissões, é votada nos plenários e sancionada pelo presidente da República, que colhe opiniões dos ministérios. Queremos que esse processo legislativo seja respeitado, que a inconstitucionalidade seja eventualmente declarada pelo colegiado do STF”, argumentou.

Pacheco disse ter reforçado ao ministro que a proposta não significa um ataque ao STF, mas um aprimoramento ao sistema Judiciário brasileiro. O presidente do Senado disse que Moraes “compreende as circunstâncias do Parlamento” e que a “intenção do Congresso é aprimorar o sistema Judiciário”.

“O ministro Alexandre de Moraes compreende as circunstâncias do Parlamento, é um dos maiores juristas do País. Não estou dizendo que ele é a favor da PEC, mas ele compreende que nossa intenção é uma intenção de aprimorar o sistema judiciário e a relação entre os poderes”, completou Pacheco.

O Senado pode votar a proposta nesta quarta-feira, 22, que deve passar por mudanças para garantir apoio de mais congressistas. O trecho que está em maior discussão é o que limita os períodos de vista no STF, que deve ser revisto pelo relator, senador Esperidião Amin (PP-SC).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após reclamar de Tarcísio, Eduardo Bolsonaro critica Ratinho Jr.

No último domingo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a ser protagonista de polêmicas nas redes sociais, desta vez direcionando suas críticas...

Senadores chegam aos EUA para tentar evitar taxação de Trump

Uma comitiva de senadores brasileiros desembarcou nos Estados Unidos em uma missão crucial: evitar a implementação de uma taxação de 50% sobre produtos...

Homem com extensa ficha criminal é espancado até a morte no DF

Na madrugada de um domingo trágico, um homem foi brutalmente espancado até a morte em Brazlândia, no Distrito Federal. A cena do crime,...