Prateado: saiba como usar a cor do fim de ano muito além das festas

Publicado:

A proximidade do fim do ano despertou uma tendência na moda vista anteriormente apenas nas datas festivas: o prateado. Recentemente, o metalizado emergiu em contextos mais triviais. “Uniforme” dos fãs durante a turnê Renaissance, de Beyoncé, o tom reluzente também tomou conta das principais semanas de moda do mundo, inclusive no São Paulo Fashion Week N56.

Vem conferir!

Mistura de tons tornam o prateado propício para o dia a dia  

Prateado além do Ano-Novo O misticismo acerca das cores usadas na virada de ano é um marcante elemento da cultura brasileira. Uma das principais escolhas para a data é o prateado, que, segundo a tradição, traz novidades e mudanças para o ano que se inicia.

Neste segundo semestre de 2023, o desejo pela transformação parece ter ultrapassado a festa do Réveillon, já que os looks metalizados, com glitter, paetê e lantejoulas, penetraram no guarda-roupa cotidiano, para festas e até mesmo para um dia de trabalho. 

O tom reluzente deixa qualquer visual mais ousado  

O prateado sem exageros tem dominado as ruas  

Peças podem ser misturadas para os looks metalizados  

Os visuais prateados são apresentados de maneiras variadas para muitos significados. Um vestido longo exala o brilho que te transforma na estrela da ocasião, como provou a cantora Olivia Rodrigo no VMA Awards 2023, em setembro, adornada ainda com anéis e brincos metalizados.

Para uma exibição menos extravagante, porém ainda vistosa, pode-se usar apenas uma peça da cor prata, como um top ou uma saia, curta ou longa, combinando com couro preto ou uma peça jeans. Uma bolsa ou sapatos prateados também são extensões muito bem-vindas.

Olivia Rodrigo em deslumbrante vestido  

Peças pretas com saia de lantejoulas: escolha que se destaca sem exageros  

Montagens com ar casual também podem envolver o prateado  

A atriz Hunter Schafer vestiu peça da grife Alexander McQueen, com babados e pedras  

O fenômeno Beyoncé  Uma turnê musical que gerou mais de meio bilhão de dólares em receita ao redor do mundo não poderia passar despercebida no mundo da moda. No fim de agosto de 2023, Beyoncé pediu, pelas redes sociais, para que quem fosse assistir aos shows da Renaissance Tour vestisse a cor prata no mês de setembro, com o objetivo de celebrar o aniversário da artista.

Ela foi atendida, e até o fim da turnê, em outubro, as plateias de todas as apresentações refletiam as luzes tal qual a vitrine de uma joalheria. O prateado se tornou um dress code dos shows, obrigando os fãs a usarem a criatividade na montagem dos looks.

A cantora Beyoncé pediu a fãs para que se vestissem com as cores da performance…  

… e eles entraram na onda!  

Calça e acessórios pratas são exemplos de como usar o tom no cotidiano  

A criatividade reinou na turnê  

Tendência nas passarelas Simultaneamente ao sucesso da Renaissance Tour, as grandes grifes trabalhavam em coleções para serem apresentadas nas semanas de moda ao redor do mundo, e a tendência não foi diferente. Com destaque para o desfile da Gucci no Milan Fashion Week, peças metalizadas foram apresentadas como parte essencial do ready-to-wear da temporada de primavera/verão 2024.

No Brasil, a tendência ganhou ainda mais força, sendo o tom dominante do desfile da etiqueta Renata Buzzo na semana do São Paulo Fashion Week N56. A estilista vegana especializada em slow-fashion apresentou um vestido metalizado com tiras, corte revisitado no look de uma camisa longa com calça capri, também com tiras e muito glitter. O visual em camadas onduladas também chamou atenção, acompanhado de um tamanco e de óculos — todos prateados.

Na semana de moda brasileira, os desfiles das marcas Lino Villaventura e Joao Maraschin também exploraram a cor prata em diferentes visuais, desde festivos até os propícios para um dia de trabalho. Brincos e pulseiras também mantinham o tom da tendência.

Prateado no desfile da Gucci para o Milão Fashion Week SS24  

Renata Buzzo foi o principal nome no SPFW N56 a expor os visuais prateados  

Looks prateados monocromáticos não são sinônimo de exagero  

Tamanco incrementa o visual  

Joao Maraschin também levou a cor à passarela  

Lino Villaventura para o SPFW N56  

Já é hora de abraçar o prateado no dia a dia, não guardando o tom apenas para a festa de Ano-Novo. As novidades e mudanças prometidas pela cor são bem-vindas desde já, assim como as combinações — tanto extravagantes, quanto sóbrias — possibilitadas pelas lantejoulas, glitter e peças metalizadas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que Trump quer

Ao analisar as mais recentes ações de Donald Trump, especialmente a imposição de tarifas ao Brasil, é impossível não se perguntar: qual é...

Samba da Vela faz 25 anos fortalecendo nova geração de sambistas em SP

Em julho de 2005, quatro amigos se reuniram na zona sul de São Paulo com uma ideia simples, mas revolucionária: criar uma roda...

Da periferia ao Ártico: duas bolsistas partem em expedição ao extremo do planeta

Quando o sonho encontra a oportunidade, a vida se transforma. Este é o relato emocionante de duas estudantes, Thaíssa Mendes e Maria Karollina...