Sete empresas são habilitadas para concorrer a gestão do Hospital Metropolitano; saiba detalhes

Publicado:

A novela envolvendo a gestão do Hospital Metropolitano ganhou novas atualizações no último sábado (28). Sete empresas foram habilitadas para concorrerem à gestão do hospital, localizado em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).  

 

A habilitação se deu por conta das organizações seguirem os termos e requisitos do edital lançado em julho deste ano pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A nova licitação prevê um contrato de doze meses (período mínimo) e cinco anos (período máximo). 

 

A publicação traz as sete empresas habilitadas que podem concorrer à gestão da unidade. Entre os grupos empresariais está o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação à Saúde (INTS), que iniciou gestão na unidade de saúde de forma emergencial e temporária até o mês de dezembro, após a Associação Obras Assistenciais Irmã Dulce (AOSID) encerrar gestão em maio. 

 

Além da empresa, foram autorizadas a participar do  processo de licitação a Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (ABEAS), Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Ubaíra – S3 Gestão em Saúde; Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa (SCMRB); Instituto de Desenvolvimento e Assistência à Saúde (IDEAS); Irmandade da Santa Casa de Santa Casa de Misericórdia de São Bernado do Campo e a antiga gestora, Associação Obras Assistenciais Irmã Dulce (AOSID). 

 

Já o Instituto Diretrizes foi inabilitado por não seguir os requisitos previstos no edital. O processo que está em curso ao ser finalizado vai divulgar a anunciar a organização social que será responsável por gerir o equipamento de saúde. 

 

OUTRAS LICITAÇÕES 

O atual processo licitatório do hospital é mais uma das tentativas de encontrar a organização para gerir de forma oficial a unidade. Desde abril de 2021 foi iniciada uma tentativa de conceder a administração para a iniciativa privada, quando o Governo do Estado publicou um edital que projetava a implantação, gestão, operação e ampliação do Metropolitano por vinte anos, porém nenhuma empresa apresentou interesse no serviço. 

 

Depois desta ocasião, mais três tentativas ainda chegaram a ser feitas, mas também não tiveram sucesso. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Padre Bida em “Guerreiros do Sol”, Rodrigo Lelis estrela monólogo “Sr. Oculto” em Salvador

No coração de Salvador, uma adaptação de um clássico da literatura traz à vida questões profundas sobre a natureza humana. “Sr. Oculto”, um...

Van escolar perde freios e colide com casa em Ibicoara; pais cobram fiscalização

Em um dia que deveria ser comum, a tranquilidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi abalada por um acidente envolvendo uma van escolar....

Deputado sugere isenção de ICMS para compra de veículos por agentes da Segurança Pública da Bahia

Em um gesto para reconhecer e valorizar os agentes da segurança pública na Bahia, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) apresentou um Projeto...