
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou neste sábado de trem a Kiev para se reunir com as autoridades da Ucrânia, como o presidente Volodymyr Zelensky, e reforçar o apoio do bloco “enquanto for necessário”.
“É claro que a questão da ampliação (da União Europeia e inclusão da Ucrânia como membro) estará no topo da agenda”, explicou ela, que foi recebida na estação da capital ucraniana por Zelenski, em declarações à Redação Europeia (ENR), uma plataforma de agências de notícias que inclui a EFE.
“Ajuda financeira, apoio militar” e “a questão do 12º pacote de sanções europeias” contra a Rússia serão outras prioridades da visita, de acordo com Von der Leyen.
“A mensagem mais importante é reafirmar que apoiaremos a Ucrânia pelo tempo que for necessário”, concluiu a presidente da Comissão, que faz sua sexta viagem à capital ucraniana desde o início da guerra.
As visitas anteriores de Von der Leyen e de outros líderes estrangeiros tiveram como anfitriões na chegada vice-primeiros-ministros ou ministros ucranianos, o que mostra o peso de Zelensky ter ido desta vez à estação recepcioná-la.
A viagem da presidente da Comissão ocorre em um momento em que a guerra na Ucrânia perdeu destaque internacional diante da eclosão da guerra entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas. EFE
Comentários Facebook