Jerônimo diz na COP28 que problemas ambientais e fome são relacionados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Durante a participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) aproveitou a convenção para falar sobre a fome. Segundo o chefe de estado, “Não há perspectiva de resolver o problema ambiental sem tratar da fome”.

 

A conferência acontece em viagem a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o baiano foi acompanhando a comitiva do presidente Lula (PT). Os encontros abordam o papel dos Estados em temas como a adaptação às mudanças climáticas, transição energética e financiamento da economia verde.

 

“Não há perspectiva de resolver o problema ambiental e a transição energética sem tratar da desigualdade social e da fome. Quem tem fome não preserva, comunidades pobres, muitas vezes, têm como única fonte de renda os recursos naturais, e exploram para matar a fome”, destacou o governador.

 

Os painéis temáticos foram organizados pelo consórcio Brasil Verde, formado por 16 Estados brasileiros, entre eles a Bahia, para promover ações de preservação e sustentabilidade ambiental. Durante seu pronunciamento, o governador Jerônimo destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas no Estado e contribuem para a desaceleração do aquecimento global.

 

Jerônimo apresentou detalhes do Bahia+Verde, que, segundo o governo, é o maior programa de transição energética, econômica e social do Brasil, e contempla compromissos prioritários de proteção e conservação da sociobiodiversidade. O objetivo é adotar novos modelos de gestão e governança participativa, ampliando a publicidade e a participação social nos processos de decisão e no avanço das políticas públicas ambientais.

 

Também participam do evento da ONU o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, além de outras autoridades brasileiras. A COP segue até o dia 12 de dezembro e reúne chefes de Estado e representantes de quase 200 países para discutir medidas relacionadas às mudanças climáticas e o aquecimento global.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória tem negociações avançadas pelo zagueiro Riccieli, do Famalicão

Vitória está perto de fechar a contratação do zagueiro Riccieli, do Famalicão, em regime de empréstimo com opção de compra. O acordo está...

Laudo confirma metanol em bebidas que causou a internação de sete pessoas na Bahia

Um laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmou a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas em Ribeira do Pombal, no...

Domínio total: Toque Dez, Natanzinho Lima e Pablo são os artistas mais tocados da Bahia em 2025

Meta descrição: Arrocha domina as paradas baianas em 2025, segundo o YouTube Charts. Toque Dez lidera na Bahia e em Salvador, com Natanzinho...