Morre o pensador e ativista quilombola Nêgo Bispo, no Piauí

Publicado:

Morreu, nesse domingo (03/12), aos 63 anos, no Piauí, o pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos. Nêgo Bispo, como era conhecido, exercia um papel importante na luta pelos direitos das comunidades quilombolas.

Ele era filósofo, poeta, escritor, professor e ativista político. Publicou três livros e diversos artigos sobre a história de luta do povo negro. Propôs o conceito de contra-colonialismo para defender a cultura de povos colonizados contra os esforços de imposição dos colonizadores.

Antônio Bispo dos Santos nasceu em 12 de dezembro 1959 e passou a maior parte da vida no Quilombo Saco-Curtume, em São João do Piauí, onde veio a falecer no hospital.

Problemas de saúde de Nêgo Bispo Aos 63 anos e enfrentando problemas de saúde, como diabetes, Nêgo Bispo não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Ele deixa a esposa, dois filhos, quatro netos e uma grande família que adotou ao longo da vida. Sua morte foi lamentada por muitas pessoas, incluindo pensadores, políticos e ativistas.

A Coordenação Nacional de Articulação dos Quilombos (Conaq) afirmou que a contribuição de Nêgo Bispo será lembrada e reverenciada por gerações. O ativista atuou na Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e na Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em semana decisiva para COP30, Câmara tentará votar projeto antifacção e STF finaliza julgamento dos Kids Pretos

A COP30 em Belém (PA) marca uma semana decisiva, enquanto Brasília se prepara para um período mais tranquilo devido ao feriado do Dia...

Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou nesta segunda-feira (17) o Projeto de Lei do Plano Nacional de Cultura (PNC 2025–2035) ao...

Ausência de Sabina Simonato no Bom Dia SP causa confusão ao vivo

A edição do Bom Dia São Paulo na última segunda-feira começou de maneira inusitada. Com a apresentação de Sabina Simonato em dia de...