Com aval do STF, PF investiga Janones em outro caso desde agosto

Publicado:

Além de atender a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinar a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal André Janones, do Avante de Minas Gerais, pela suposta prática de rachadinhas em seu gabinete na Câmara, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux ordenou que a Polícia Federal mantenha outra frente de apuração sobre Janones.

Em despacho nesta segunda-feira (4/12), Fux deu prazo de 60 dias para que a PF siga com outra investigação, que envolve o deputado e a prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, por “suposta prática de desvio de recursos públicos federais”.

Este caso corre em segredo de Justiça no STF desde maio. Ele foi aberto a partir de uma notícia-crime apresentada primeiramente à PF em Uberlândia (MG), depois remetido pela Justiça Federal de Ituiutaba ao Supremo em razão do foro privilegiado de Janones.

A pedido da PGR, e com autorização de Fux, a PF já havia recebido os autos em agosto, para “providências preliminares, sem prejuízo de outras que a autoridade policial identificasse como necessárias para o deslinde da investigação”.

O prazo de dois meses concedido por Fux se encerrou, e a PGR renovou o pedido, alegando “a necessidade de serem finalizadas as apurações que permitam ao Ministério Público avaliar a verossimilhança dos fatos descritos”.

Nesta segunda, o ministro, novamente, atendeu à solicitação, prorrogando a apuração por pelo menos mais dois meses.

Como revelou a coluna em janeiro de 2022, um ex-assessor de André Janones, Fabrício Ferreira, denunciou à PGR em dezembro de 2021 um “sistema de rachadinha” no mandato do parlamentar mineiro. Segundo o documento, era Leandra Guedes, ex-assessora de Janones e atual prefeita de Ituiutaba, cidade natal do deputado, quem recolhia parte do salário do ex-assessor Alisson Camargos, atual secretário de Meio Ambiente da cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar recupera motocicleta roubada em São Caetano

Na tarde de sexta-feira, 10, a Polícia Militar da 9ª CIPM recuperou uma motocicleta com registro de furto no bairro de São Caetano,...

Procon fiscaliza mil bares em ação contra bebida adulterada em SP

Na noite de sexta-feira, um mutirão com mais de 400 agentes do Procon-SP e Procons municipais de 92 cidades passou a limpo mais...