Vereador propõe desapropriar Terreno da Graça para construir parque público; local receberia empreendimento

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Câmara de Vereadores de Salvador deve analisar um projeto para desapropriação do conhecido “Terreno da Graça”, localizado na Rua da Graça, em Salvador, para a construção de praça para a utilização da população da cidade. Informações obtidas pelo Bahia Notícias dão conta que o projeto, de autoria do vereador Hélio Ferreira (PCdoB), já foi encaminhado para análise dos edis. 

 

Com justificativa do local ser de “utilidade pública”, o espaço receberia um condomínio com prédios de alto padrão, com cerca de 7,6 mil m², teria três torres, possibilitando uma vista para a Baía de Todos os Santos, através da Ladeira da Barra. O empreendimento seria construído pelo grupo que já administra o Enseada Praia do Forte, no Litoral Norte, juntamente com a família Cunha Guedes, proprietária do local.  

 

Ponto reconhecido por quem passa pela região, o espaço ainda pertence aos Cunha Guedes, que tradicionalmente possui imóveis e terrenos na região da Graça e do Corredor da Vitória. O local é reconhecido por receber a Feira da Fraternidade da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, evento que é promovido pela comunidade paroquial, que seria mantido no local, também possibilitando a visita de turistas durante todo o ano. 

 

“Essa medida visa atender o interesse coletivo, proporcionando um espaço de lazer e convívio, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental da região”, justifica o vereador. 

 

O espaço também é um ponto reconhecido por receber os trios elétricos durante o período carnavalesco em Salvador. “Entre os circuitos”, o Terreno da Graça consegue dinamizar a chegada dos equipamentos nos dois circuidos da festa. Próximo ao Campo Grande, o espaço permite que o trio cruze o Corredor da Vitória e esteja pronto para desfilar em minutos. Já a ladeira da Barra é a única separação para que os trios desçam para o desfile na região do Farol da Barra. Por ser extenso, o local também favorece a manutenção dos veículos, conseguindo abrigar durante o período boa parte dos trios.  

 

DESAPROPRIAÇÕES RECENTES 

Outro projeto de desaprorpriação deve ser analisado na CMS. Em uma das praias mais tradicionais e buscadas nos finais de semana por baianos e turistas, a Praia do Buracão, em Salvador, também possui um problema antigo: espaço para estacionamento. Um projeto de lei do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), pede a desapropriação de três imóveis localizados na Rua do Barro Vermelho. 

 

O local, seria endereçados para a implantação de um estacionamento público, com área de 2.122,47 m², permitindo o acesso da vizinhança a Praia do Buracão. Além disso, o terceiro imóvel seria para a implantação de uma praça pública em frente ao mar.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolescente agredido por piloto teve parada cardíaca de 12 minutos

Agressão no Distrito Federal deixa adolescente de 16 anos em coma após briga com piloto Pedro Turra ...

BBB 26: Jonas Sulzbach vence prova do anjo e está imune

Jonas Sulzbach venceu nesta sexta-feira (23) a segunda prova do anjo do BBB 26 e garantiu imunidade para esta semana. O vencedor da...

Loterias: Quina 6935 sorteia R$ 7 milhões nesta sexta. Confira

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta sexta-feira (23/1), os concursos 3595 da Lotofácil, 2879 da Lotomania, 6935 da Quina, 2916 da...