Após problemas com concessionária, Agerba divulga licitação para linha marítima Salvador – Vera Cruz; saiba detalhes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

As duas linhas do transporte hidroviário intermunicipal que ligam Salvador a Vera Cruz podem ter uma nova gestora da operação. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) divulgou a intenção de realizar uma licitação na última quarta-feira (6). 

 

Em formato de concorrência pública, a Agerba indicou que pretende outorgar as linhas 1001LL e 1002LL pelo prazo de dez anos. A concessão será para operação com embarcações do tipo “convencional com casco em madeira, fibra de vidro ou aço e capacidade mínima de 150 passageiros”. “Outras ações que visam a modernização e qualificação dos serviços prestados serão implantadas durante a concessão e constarão do Termo de Referência da licitação”, aponta o documento.

 

A Agerba ainda indica que a opção da concessão do serviço através de licitação “é o único caminho aplicável para esta delegação de serviço público”. Recentemente, o Bahia Notícias divulgou a alteração na tarifa de embarque nos terminais hidroviários do estado, onde foi permitida a cobrança já no ato da emissão do bilhete (reveja aqui). Com a mudança, a agência permite que o valor seja repassado pela concessionária ao operador do terminal, com os custos da arrecadação sendo negociados diretamente entre as duas partes.

 

Antigas responsáveis pela operação das linhas, a Vera Cruz Transportes e Serviços Marítimos LTDA, já tinha recebido ao menos 91 multas, desde 2018, da Marinha Brasileira. As multas foram lavradas entre 31 de janeiro de 2018 e 4 de agosto de 2022 e não tem discriminados os motivos das sanções às embarcações da empresa. Ao menos nove barcos, entre eles: Vera Cruz, Bahia Express, Maria Rita X, Catarina Praguaçu, Joana Angélica I, Maria Quitéria, Vitória Régia, Senhor do Bonfim e Anita Garibaldi, tiveram autuações registradas na Marinha.

 

TRANSPORTE NO MAR

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia já tinha divulgado o edital de pré-qualificação, de caráter internacional, para empresa interessada no fornecimento de duas embarcações tipo ferry-boat, para operar no sistema da Baía de Todos-os-Santos. A informação foi confirmada pelo Bahia Notícias. 

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) já tinha apontado que estava atento aos recorrentes problemas relatados pelos usuários do sistema ferry-boat e avaliava a possibilidade de incrementar a frota (veja mais). 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Pablo celebra arrocha no Top 3 mais ouvidos da Bahia e defende consagração de estilo musical

Pablo, cantor nascido em Candeias, falou sobre a força do arrocha na Bahia e a possibilidade de o gênero ser reconhecido como patrimônio...

Multa? Apreensão? Quais as regras para caixas de som no litoral de SP

Uso de caixas de som nas praias do litoral de São Paulo segue regras diferentes por cidade. Os dispositivos são regulados por leis...

VÍDEO: Simone Mendes reúne sucessos em show no Festival Virada Salvador

Na segunda noite do Festival Virada Salvador 2026, Simone Mendes subiu ao palco da Arena O Canto...