Ativista cultural de Alcobaça avalia como positiva a VI Conferência Estadual de Cultura

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O nome dela é Lailana Rosário, eleita na etapa territorial para representar a cultura de Alcobaça. Ela e outros representantes do extremo sul participaram da VI Conferência Estadual de Cultura em Feira de Santana, realizada nos dias 06, 07 e 08 de dezembro. O tema foi a cultura e a democracia em construção na terra da liberdade. Para Lailana, “a conferência é um momento muito oportuno do diálogo entre o poder público e a sociedade civil, promovendo a discussão e a construção coletiva das políticas culturais”, destacou.

Cultura de Alcobaca 1 1
Lailana Rosário (representante da cultura de Alcobaça) e Bruno Monteiro (Secretário de Cultura do estado da Bahia/SECULT)

A participação dos agentes culturais em conferências é importante porque expressam o pensamento e os anseios da população, contribuindo para o fortalecimento das expressões e dos movimentos culturais, de forma que sejam visto não apenas como entretenimento, mas como parte importante da sociedade.

É nesse sentido também que pensa o Diretor de Cultura, Romário Santos, e para ele, “o governo do atual prefeito de Alcobaça, Zico de Baito, está sendo um divisor de águas na cultura, principalmente, porque há muito tempo não existia a estrutura institucional, atualmente implementada para contribuir com a construção de políticas públicas, voltadas ao fortalecimento da cultura, não apenas como instrumento para a realização de eventos, mas como pilar da história, da tradição e das manifestações culturais do povo alcobacense”, destacou.

Cultura de Alcobaca 3 1
Representante da cultura de Alcobaça,
Lailana Rosário

A recriação do Ministério da Cultura e a aplicação de recursos das leis emergenciais vêm transformando a realidade, nunca antes vista nos segmentos culturais, isto porque, os movimentos menores e grupos coletivos têm sido os mais beneficiados com o fomento dessas políticas públicas.

Segundo o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Alcobaça, Serginho Figueiredo, “a representante da cultura alcobacense foi uma boa escolha, sobretudo, por fazer parte coletivo cultural de Alcobaça e por sua atuação nas causas culturais do município, como agente cultural e na mobilização de grupos da cultura municipal para a reconstrução de políticas públicas culturais”, enfatizou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereadores de Alcobaça reúnem servidores do poder legislativo e assessores parlamentares num gesto de gratidão e agradecimento

O encerramento das atividades legislativas da Câmara Municipal de Alcobaça teve um clima diferente do habitual. Nada de discursos longos ou debates acalorados. O...

5ª Rodada do Campeonato de Futebol Amador de São José de Alcobaça movimenta o fim de semana com três grandes jogos

O Campeonato de Futebol Amador de São José de Alcobaça seguiu a todo vapor neste final de semana com a realização da 5ª rodada,...

Bambz vence Os Beijas por 8 a 4, conquista o pentacampeonato e faz história no futsal de Alcobaça 2025

Na última sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, foi encerrado em grande estilo o Campeonato Municipal de Futsal de Alcobaça 2025, considerado por muitos...