Bolsonaristas realizam ato na Esplanada com críticas a Dino e ao STF

Publicado:

Centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizam manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã deste domingo (10/12). Sob esquema de segurança reforçado, o ato contou com a presença de deputados e senadores da oposição, além de lideranças bolsonaristas.

O ato marca uma tentativa de retomar as mobilizações de rua, que estiveram em baixa desde o dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios. Envolvidos nos ataques foram presos, denunciados e enfrentam julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF).

O evento deste domingo concentrou manifestantes, vestidos de verde e amarelo, em área da Esplanada dos Ministérios acima da Praça dos Três Poderes. Deputados federais e senadores, como Marcel Van Hattem (Novo) e Magno Malta (PL) discursaram em um trio elétrico.

Impeachment

Entre as pautas comuns aos manifestantes e às lideranças que discursaram estavam o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do STF Alexandre de Moraes. Além disso, bolsonaristas e parlamentares se posicionaram contra a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o STF.

O ato iniciou com uma oração e um minuto de silêncio em homenagem a Cleriston Pereira da Cunha, que morreu no presídio da Papuda após passar mal. A família dele discursou aos manifestantes, que pediram justiça e condenaram que ele tenha sido preso nos ataques do 8 de janeiro.

Outra pauta presente no ato é a libertação do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Eduardo Naime Barreto. Faixas de manifestantes pediam a soltura imediata do militar.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Não engolem “sapo”: 5 signos que não levam desaforo para casa

Alguns signos não conseguem ficar quietos diante de uma provocação. Quando se sentem injustiçados ou desrespeitados, fazem questão de se posicionar. A astrologia...

Criminosos matam jovem e passam com o carro por cima do corpo

Santa Cruz Cabrália testemunhou um crime brutal na noite de sábado (13). Um adolescente de 14 anos, identificado como Isack Alves de Almeida,...

Melina Fachin, diretora da UFPR e filha do ministro do STF, leva cusparada e é chamada de “lixo comunista”

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin do...