STJ suspende julgamento sobre teto para contribuição ao Sistema S

Publicado:

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o julgamento de ação que vai definir se o limite máximo de 20 salários mínimos é aplicável para a base de cálculo de contribuições de empresas ao Sistema S, calculadas sobre a folha de salário dos funcionários. Nesta quarta-feira (13/12), o ministro Mauro Campbell acompanhou a ministra relatora Regina Helena Costa para negar provimento ao recurso dos trabalhadores.

No entanto, houve o entendimento pela necessidade de modulação da matéria e o julgamento foi suspenso por pedido de vista regimental da relatora. Assim, a análise da 1ª Seção fica suspensa com 2 votos pela derrubada do limite de contribuição.

A questão submetida a julgamento é: “definir se o limite de 20 salários mínimos é aplicável à apuração da base de cálculo de ‘contribuições parafiscais arrecadadas por conta de terceiros’, nos termos do artigo 4º da Lei 6.950/1981, com as alterações promovidas em seu texto pelos artigos 1º e 3º do Decreto-Lei 2.318/1986”.

A decisão aplicará um entendimento único para todas as ações que versam sobre o tema em nível nacional. Uma empresa moveu recurso para impor um teto fixo às contribuições parafiscais, que correspondem a mais de 90% do orçamento do Sistema S.

Consequências da decisão do STJ sobre o Sistema S As consequências da decisão afetam empresas, trabalhadores e todo o Sistema S.

Fazem parte dele:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos matam jovem e passam com o carro por cima do corpo

Santa Cruz Cabrália testemunhou um crime brutal na noite de sábado (13). Um adolescente de 14 anos, identificado como Isack Alves de Almeida,...

Melina Fachin, diretora da UFPR e filha do ministro do STF, leva cusparada e é chamada de “lixo comunista”

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin do...

Suspeito de organizar sequestro de presidente do PV é preso em Alagoinhas

Um homem de 25 anos, apontado como participante do sequestro do presidente do Partido Verde, Ivanilson Gomes, foi preso nesta segunda-feira (15) em...