Volume de serviços na Bahia registra alta de 1,4% em outubro, diz SEI

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em outubro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com setembro, expandiu 1,4%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).  

 

Nessa comparação, a Bahia não acompanhou o mesmo comportamento que a média nacional (-0,6%), e recuperou parte da perda de 2,7% acumulada em entre agosto e setembro.  Entre os dez resultados apresentados no ano de 2023, essa é a sexta expansão registrada para esse tipo de comparação. 

 

Na comparação com outubro de 2022 o setor cresceu 5,9%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (13,9%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (12,3%).

 

Depois Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,0%), Serviços prestados às famílias (3,0%). Por outro lado, as atividades de Outros serviços (-12,8%) registram recuo. Nessa análise cabe destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (-0,4%).  

 

De acordo com a SEI, na comparação com o acumulado dos dez primeiros meses do ano de 2022, o setor expandiu 6,9%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (13,5%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços prestados às famílias (8,7%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,9%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,4%), e Outros serviços (2,4%). Nessa análise cabe também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (3,1%). 

 

Já no acumulado dos últimos doze meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor ampliou 6,4%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (13,5%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços prestados às famílias (8,7%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,9%).

 

Eles foram seguidos pelo setor de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,4%), e Outros serviços (2,4%). Nessa análise cabe também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (3,6%). 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ceni aponta ajustes físicos após goleada do Bahia, projeta Ba-Vi e estreia no Brasileirão

O Bahia derrotou o Barcelona de Ilhéus por 5 a 1, na Arena Fonte Nova, pela quarta rodada do Campeonato Baiano. Os gols...

Pioneiro nos “ensaios de verão”, Benção do Olodum faz ponte de Salvador com o mundo e reforça ancestralidade com o som da resistência

O Olodum, fundado em 1979, é símbolo da história da música baiana e da criação do samba-reggae, levando a cultura local para o...

PM prende homem por receptação e adulteração de placa de automóvel no interior da Bahia

Um homem de 34 anos foi autuado em flagrante pela Delegacia Territorial de Conceição do Coité, pelos crimes de adulteração de sinal identificador...