Saiba como se proteger diante de chuvas e raios na Bahia; Coelba lista cuidados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Devido ao alerta para chuvas e fortes ventos que pode afetar mais de 300 municípios da Bahia até a próxima quinta-feira (21), volta a ser importante seguir orientações. Em nota, a Neoenergia Coelba, que faz a gestão da energia no estado, alerta para os cuidados que devem ser tomados nestas situações.

 

Durante o período de temporais, a rede elétrica pode ser afetada por raios e queda de objetos e vegetações na rede elétrica provocada pelos fortes ventos.
  

Casa segura

Percebeu umidade em paredes próximas a circuitos elétricos e tomadas? Não se aproxime nem conecte eletrônicos em tomadas instaladas no local. Desligue a chave/disjuntor geral e evite o risco de choques elétricos.

 

Cuidados em alagamentos

Em caso de enchentes e alagamentos, a primeira atitude é desligar a chave geral/disjuntor geral da instalação. Caso o disjuntor esteja em uma área já alagada, chame a Neoenergia imediatamente, através do número 116.

 

Assim que o serviço for restabelecido, um profissional qualificado vai avaliar a instalação elétrica da sua residência antes de religar o disjuntor.

 

No caso de um acidente com choque elétrico, a primeira medida é desligar a fonte de energia. Em seguida, use um material não condutor de energia – plásticos, tecidos grossos, borracha ou madeira – e, sem tocar na vítima, afaste-a da fonte do choque.

 

Logo após, chame um serviço oficial de socorro. Manter a calma até a chegada dos profissionais também é fundamental.

 

Como evitar os choques elétricos

Raios: Aparelhos como televisões, computadores e carregadores de celular devem ficar fora da tomada durante as tempestades.

 

Abrigos: Piscinas, árvores e marquises podem oferecer maior perigo durante as tempestades. Por isso, evite esses locais.

 

Cabos: Ao identificar um cabo desnivelado ou caído, ou até mesmo tocando em galhos de árvores, mantenha distância e acione imediatamente a Neoenergia, através do número 116. 

 

A Coelba informou ainda que aumentou o número de equipes e técnicos para atuar com brevidade em casos de intercorrências na rede elétrica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Um pouco de dignidade”, diz advogado sobre velório de jovem arrastada

Tainara Souza Santos, 30 anos, faleceu após ser atropelada e arrastada por um carro dirigido pelo ex-namorado. Ela esteve internada desde 30 de...

Polícia Técnica monta esquema especial para atendimento durante eventos do Natal Salvador

O Departamento de Polícia Técnica atuará com as demais forças de segurança durante eventos do Natal Salvador, na Arena O Canto da Cidade....

Atriz que atuou em “O Rei Leão” na Broadway é morta a facadas pelo companheiro nos EUA

Imani Dia Smith, 25 anos, morreu após ser esfaqueada pelo companheiro no último domingo (21), em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ela deixa...