Catedral Metropolitana de Brasília vai sediar missa de ação de graças

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta quinta-feira (21/12), a Catedral Metropolitana de Brasília irá sediar a missa de ação de graças “A Volta de Cristo”. O evento está marcado para ter início às 12h15.

A missa será celebrada pelo Cardeal de Brasília Dom Paulo Cezar e foi presenteada pela família Dubois. Richard Dubois conta que a peça foi feita pelo avô.

“Vai ser um momento muito especial para a minha família. O artista é meu avô, pai da minha mãe, e ele fez essa peça inspirada na lua de mel dela, que foi aqui em Brasília nos anos 1960. Então, inspirado em uma catedral mais alegre, mais viva, que é a nossa Catedral de Brasília, meu avô fez este Cristo que não é martirizado”, conta.

Richard afirma que a peça passará a fazer parte do acervo da Catedral a partir desta quinta-feira.

Missa será realizada às 12h15 desta quinta-feira (21/12) Neste fim de ano, a Catedral de Brasília terá um calendário especial de Natal e Ano Novo. A programação começa em 24 de dezembro, com três missas marcadas ao longo do dia.

Em 25 e 31 de dezembro também haverá missa, assim como em 1º de janeiro de 2024.

Anote a programação:

24 de dezembro:
8h – Santa Missa
10h30 – Santa Missa
20h – Santa Missa Presidida por Cardeal Dom Paulo Cezar

25 de dezembro:
10h30 – Santa Missa Presidida por Cardeal Dom Paulo Cezar
18h – Santa Missa

31 de dezembro:
8h – Santa Missa
10h30 – Santa Missa
20h – Santa Missa Presidida por Cardeal Dom Paulo Cezar
22h – Réveillon da Paz com Shalom

1º de janeiro
10h30 – Santa Missa por Cardeal Dom Paulo Cezar

Missas Na missa, os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia, na qual Jesus reuniu os apóstolos, durante a Páscoa do ano de sua morte.

Normalmente, aquela ceia seguiria o ritual das ceias cultuais judaicas, nas quais o hospedeiro tomava um pedaço de pão, erguia-o um palmo acima da mesa e dizia uma breve oração antes de dividi-lo com todos.

A Missa apresenta quatro partes distintas. A primeira consiste dos Ritos Iniciais, marcando a chegada e a reunião de todos os convidados em torno da mesa. A segunda parte, uma animada conversa entre amigos que se encontram, é a Liturgia da Palavra, o alimento espiritual, a palavra de Deus – a Boa Nova que Jesus pregava.

A terceira parte é a Liturgia Eucarística, o coração da Missa, que revive o mistério pascal de Cristo, ou seja, Sua morte e ressurreição. Com a consagração feita sobre o altar, a hóstia adquire as propriedades do corpo de Jesus, e os fiéis, como fizeram os apóstolos, tomam o alimento sólido (o pão, agora em forma de hóstia) e podem tomar o vinho, seu alimento líquido (em muitas ocasiões o celebrante imerge a hóstia no cálice de vinho antes de oferecê-la ao fiel), ressurgindo com Cristo para uma nova existência.

A quarta e última parte, a bênção e a despedida dos Ritos Finais, tem o mesmo sentido da bênção dada por Jesus a seus discípulos após Sua ressurreição: que apregoassem pelo mundo a palavra de Deus.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desfile no Rio Vermelho terá Capoeira e roda de samba gratuita com Tonho Matéria no Dia de Iemanjá

Resumo para SEO: Festa de Iemanjá 2026 traz a Romaria dos Capoeiras, uma atividade de Capoeira que celebra a ancestralidade e a riqueza...

Quem é Adolpho Veloso, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia

Adolpho Veloso, diretor de fotografia brasileiro, foi indicado ao Oscar 2026 na categoria Melhor Fotografia pelo filme Sonhos de Trem, da Netflix, lançado...

Defesa de Pedro culpa a Globo por escândalo no BBB 26: entenda

A defesa de Pedro Henrique Espindola, ex-participante do BBB 26, afirma que a família aguarda um posicionamento oficial da Globo sobre as medidas...