“Não tem conflito”, afirma Guilherme Bonfim sobre disputa de candidatos da base pela prefeitura em Brumado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Pré-candidato à Prefeitura de Brumado, Guilherme Bonfim (PSB) acredita que, apesar de disputar com um “aliado”, não há rachaduras na base governista no sudoeste. Em 2024, Bonfim deve disputar a gestão municipal com Fabrício Abrantes, segundo pré-candidato da base do governador Jerônimo Rodrigues, pelo Avante. 

 

Ao Bahia Notícias, o irmão do deputado estadual Vitor Bonfim (PV) alega que está confiante no apoio do governador à sua candidatura municipal. “Não tem conflito nenhum. Eu fico com a palavra do governador, ele tem afirmado em todos os municípios que ele vai caminhar com quem caminhou com ele, né? Quem está chegando agora, a gente está aceitando na base, mas do ponto de vista da política ele vai caminhar com quem comeu sal e poeira com ele, e, lá em Brumado, a minha candidatura é uma dessas candidaturas que se enquadram nesse perfil”, destacou. 

 

Criado no meio da política, Guilherme Bonfim é filho do ex-parlamentar e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), João Bonfim. A experiência na política já rende resultados nas alianças eleitorais. O representante do Partido Socialista Brasileiro afirmou que a liderança local está unificada: “A gente já fez uma reunião com algumas lideranças de Brumado, outros pré-candidatos de Brumado, e ele disse nessa reunião que ele apoiará e caminhará com os nomes que apoiaram ele, então acho que não tem dúvida nenhuma, o governo pode ter várias candidaturas mas o governador apoiará, quem caminhou com ele”. 

 

Por conta das “caminhadas”, as alianças políticas de Brumado sofreram com instabilidades nos últimos anos. Em 2021, o atual prefeito do município, Eduardo Vasconcelos, eleito duas vezes pelo PSB, anunciou sua desfiliação por motivos pessoais, após participar de atos em apoio a Jair Bolsonaro. No total, Vasconcelos foi eleito 4 vezes à prefeitura de Brumado. Nos dois primeiros mandatos, em 2005 e 2009, era filiado ao Partido da Frente Liberal, antecessor do Democratas, e PSDB, respectivamente. Atualmente, o gestor se encontra, oficialmente, sem partido. 

 

Sobre o tema, Bonfim afirma que o rompimento de Vasconcelos com os socialistas não deve influenciar a opinião pública durante a corrida eleitoral. “Eu acho que a postura do partido em relação ao prefeito foi muito correta, a partir do momento que o prefeito não quis mais caminhar com o governo, automaticamente o partido tomou um outro posicionamento no município e eu acho que não tem nenhum tipo de conflito, tá bem esclarecido isso”, declara o candidato, que é advogado. E completa: “Hoje, a base do prefeito é do MDB, ele tem o partido dele e nós temos o nosso, então as conjunturas políticas estão bem definidas e a população vai saber fazer essa distinção”.  

 

Defendendo a unificação, a base governista tem buscado se fortalecer no executivo baiano. Como o 30º maior colégio eleitoral do Estado, o 3º maior da região sudoeste, a liderança em Brumado deve ser conquista importante durante a corrida eleitoral em 2024. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Provas do Enem PPL são aplicadas em 24 unidades prisionais da Bahia com recorde de inscritos

Internos de 24 unidades prisionais da Bahia participaram, na tarde desta terça-feira (16), do primeiro dia de provas do Enem PPL, aplicado dentro...

Duas mulheres são presas suspeitas de lavar dinheiro em operação da polícia na região de Irecê

Uma operação integrada entre as polícias civis da Bahia e de Pernambuco resultou na prisão de duas mulheres, de 24 e 45 anos,...

Homem é morto a tiros em praça pública de Capim Grosso

Um homem foi morto a tiros em praça pública no centro de Capim Grosso, município do Centro-Norte baiano. O crime ocorreu ainda na...