PF suspende licitação para compra de 146 fuzis para snipers

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) suspendeu a licitação para compra de 146 fuzis e acessórios para snipers da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Polícia Civil do Rio de Janeiro, incluída na mesma ata de preços, também participaria da aquisição. No total, a despesa seria de R$ 40,6 milhões.

A compra havia sido divulgada pela coluna no dia 14. A previsão era de que fossem adquiridos 146 fuzis manuais e semiautomáticos de precisão, 100 lunetas, 74 visores térmicos e de visão noturna para armas longas, 47 tripés para tiro de precisão e 42 medidores meteorológicos com software balístico, além de outros acessórios.

O edital de licitação, centralizada pelo Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal, argumentava a necessidade de renovação do arsenal utilizado pelos atiradores de precisão das duas corporações. Segundo o documento, a última aquisição desse tipo de equipamento aconteceu em 2008, mais de 15 anos atrás.

“Os sistemas de armas de tiro de precisão usados operacionalmente pelos atiradores de precisão do COT estão defasados tecnologicamente e ultrapassaram o limite de sua vida útil. Alguns outros equipamentos sequer foram adquiridos. Quando tratamos de armas de precisão, a última aquisição data de meados de 2008, e até o momento essas armas deram mais de 10 mil disparos, o que compromete a sua capacidade de precisão, atentando contra a segurança nas operações”, informava o edital de licitação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF: investigação identificou “múltiplos acessos ilícitos” em sistema da Receita

O Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou nesta terça-feira (17/2) sobre o vazamento de dados de ministros da Corte e parentes, destacando que...

Casal baleado na Aldeia Cahy é socorrido para UPA de Prado pela Força Nacional e SAMU

Prado, Bahia - na tarde desta segunda-feira, 16, por volta das...

VÍDEO: No Porto de Santos, navio porta-contêineres bate em duas balsas e tripulantes saltam no mar

Um navio porta-contêineres, com bandeira de Singapura, bateu em duas balsas que atravessavam o canal do Porto de Santos por volta das 21h30...