Área de espólio teria sido vendida com “metragem maior” e MP-BA analisa caso; terreno pode ser da prefeitura.

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um terreno na Avenida Paralela está na mira da Secretaria da Fazenda do Município de Salvador. O caso veio à tona em meio à polêmica do projeto de lei aprovada pela Câmara de Vereadores, que autorizou a desafetação de 40 imóveis da prefeitura (reveja aqui). 

 

De acordo com o Jornal A Tarde, o Ministério Público da Bahia teria apontado um erro no registro do Cartório do 2º Ofício de Imóveis d- Capital, em ação que tramita na Vara de Registros Públicos de Salvador. Esse erro teria retirado do patrimônio municipal uma área formada de Mata Atlântica preservada de 982.913,10m2.

 

O registro imobiliário da Fazenda Santo Antônio do Quadrado, que foi analisada pelo MP-BA teria originalmente uma área total de 4.329.864,00m2 e com o passar do tempo, seus proprietários teriam vendido a terceiros 5.312.777,10m2. O aumento da área na matrícula do aludido imóvel teria sido alvo de um bloqueio através da Procuradoria Geral do Município, após denúncia junto à Sefaz de Salvador, que analisa de forma administrativa o processo. O Espólio que se diz dono do terreno, avaliado em dezenas de milhões de reais, afirma que o remanescente da dita Fazenda seria de 1.537.021,48m2.  

 

Com o Espólio vendido uma área maior que possuía, não caberia a ele a propriedade de nenhum terreno remanescente. Como todos os imóveis ao lado da Fazenda Santa Antônio do Quadrado seriam de uso do Município, a área que ele alega ser remanescente da Fazenda Santo Antônio do Quadrado, na verdade, é área derivada de outras Glebas e, portanto, de domínio pleno do Município.

 

Por conta da investigação aberta pelo MP-BA, tão logo confirmada essa tese, a prefeitura teria de volta essa área que sempre lhe pertenceu.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foragido em Pernambuco e Mato Grosso, homem é preso em Juazeiro

Um homem de 38 anos, procurado pela Justiça de Pernambuco e de Mato Grosso, foi localizado e preso pela Polícia Civil da Bahia...

Homem é preso após ameaçar a própria mãe com enxada em Palmas de Monte Alto

Um homem, de 43 anos, foi preso nesta sexta-feira (5) após ameaçar a própria mãe com uma enxada no município de Palmas de...

Polícia Civil executa mandado de prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva em Correntina

Equipes da Delegacia Territorial de Correntina, no Oeste da Bahia, cumpriram nesta sexta-feira um mandado de prisão preventiva contra um homem de 23...