Centrão defende suspender petista que deu tapa em colega na Câmara

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lideranças do Centrão defendem, nos bastidores, a suspensão do mandato do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), após o petista dar um tapa no rosto do colega Messias Donato (Republicanos- ES).

A agressão, como noticiou o Metrópoles, ocorreu dentro do plenário da Câmara dos Deputados, durante a sessão solene de promulgação da PEC da reforma tributária, na quarta-feira (20/12).

Na avaliação de líderes do Centrão, alguns deles de partidos com ministérios no governo Lula, o tapa não seria motivo suficiente para cassação, mas o episódio merece uma punição “intermediária” para evitar que se repita.

“Temos que dar uma suspensão nele, senão desanda tudo”, afirmou à coluna, sob reserva, uma influente liderança partidária do Centrão.

Líderes do Centrão ressaltam que a suspensão do mandato também ajudaria a frear uma eventual punição mais severa por parte do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Em entrevista à GloboNews na quinta-feira (21/12), Lira afirmou que o tapa dado por Quaquá “desmoraliza” o parlamento e pediu que os partidos não façam acordo para não punir os envolvidos.

Punições Para que parlamentares seja julgados pelo Conselho de Ética da Câmara, um partido político precisa antes ingressar com uma representação por quebra de decoro parlamentar.

Após aprovado no conselho, o caso vai para o plenário da Casa. As punições podem variar de apenas censura até a cassação do mandato, considerada a mais severa de todas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Salvador prevê votação de “pacotão” antes de recesso parlamentar; veja calendário

Vereadores em Salvador se preparam para recesso parlamentar com agenda cheia Com a chegada do recesso, os vereadores da Câmara Municipal de Salvador vão...

CLDF aprova isenção de ITBI para projetos sociais em terrenos públicos

Na última terça-feira, os deputados do Distrito Federal aprovaram um projeto de lei que proíbe a cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens...

TJ-BA anula júri popular que absolveu Iuri Sheik por morte de empresário; influenciador pode passar por novo julgamento

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anulou, por unanimidade, a absolvição do influenciador Iuri Santos Abraão, conhecido como Iuri Sheik, nas acusações...