Goiás: dono do maior jabuticabal do país morre aos 97 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O fundador do maior jabuticabal do país, Antônio Batista da Silva, morreu, na manhã desta sexta-feira (29/12), em Hidrolândia (GO), cidade a cerca de 38km da capital do estado.

De acordo com a família, Antônio Batista tinha 97 anos e quadro de saúde delicado e acabou falecendo de causas naturais. Neste sábado (30/12), será realizada missa, às 9h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima. O sepultamento ocorrerá em seguida.

A Fazenda Jabuticabal fica no distrito de Nova Fátima, município de Hidrolândia, região metropolitana de Goiânia. A propriedade comporta mais de 42 mil pés da árvore frutífera.

A fama do jabuticabal também se deve ao desafio lançado por Antônio Batista da Silva: quem comesse uma fruta de cada árvore da propriedade, em uma única visita, se tornaria dono da fazenda.

Quando a fazenda começou a receber visitantes, entre os anos 1970 e 1980, Antônio lançou o desafio durante uma reportagem da TV Globo. Mas até hoje ninguém conseguiu cumprir.

Os primeiros pés foram plantados em 1947, por Antônio, que era pedreiro e feirante, e sua esposa, Maria da Luz de Jesus, falecida em 2007. A produção se ampliou e foi industrializada.

A fazenda é aberta para visitação na temporada de jabuticabas, entre o início de setembro e meados de outubro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRF apreende 273 munições, fuzil e pistola durante Operação Carnaval em Vitória da Conquista

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 273 munições, um fuzil e uma pistola durante fiscalização da Operação Carnaval 2026 na BR-116, em Vitória da...

Goleiro Bruno aparece no BID e pode estrear na Copa do Brasil. Confira

MenuMetropólesCondenado a 22 anos de prisão, goleiro Bruno foi inscrito no BID pelo Vasco-AC nesta quarta-feira (18/2)18/02/2026 19:05, atualizado 18/02/2026 19:05metropoles.comCompartilhar notíciaReprodução/BID CBF ...

Pé quente, Lore Improta se emociona em mais um título da Viradouro: “não sei como não pari hoje”

A dançarina Lore Improta se emocionou com o título de campeã da Unidos do Viradouro no carnaval carioca. Musa da escola, Lore chegou a...