Argentina finaliza preparativos para posse de Milei como presidente

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
000 34472dt

A Argentina está finalizando os preparativos para a posse de Javier Milei como presidente no próximo dia 10, de acordo com o diplomata Jorge Faurie, que faz parte do grupo de coordenação para a transição de mandato. A cerimônia começará formalmente quando Milei prestar juramento perante o Congresso, em Buenos Aires, às 11h00 locais (mesmo horário em Brasília) do domingo de posse, e depois se reunir com o presidente em fim de mandato, Alberto Fernandez, que lhe entregará a faixa e o bastão presidenciais. Como Faurie disse a jornalistas do lado de fora do hotel onde o presidente eleito está hospedado e onde tem trabalhado, a vice-presidente eleita, Victoria Villarruel, também será empossada no Congresso. Depois de receber os atributos do cargo, Milei fará um discurso para os parlamentares, mas o que o políico ultraliberal quer enfatizar é que ele também fará uma mensagem “à nação” em um palco com microfone e diante de um público em frente ao Congresso, segundo Faurie.

De lá, Milei irá de carro para a Casa Rosada, a sede do Poder Executivo, com escolta, mas planeja descer na Praça de Maio, em frente, e caminhar até o prédio. Na sede do governo, Milei cumprimentará as delegações estrangeiras. Faurie disse que a presença do rei da Espanha, dos presidentes do Uruguai, Paraguai, Chile, El Salvador, Honduras e do primeiro-ministro da Hungria foi confirmada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não confirmou se comparecerá à cerimônia porque está viajando (em Dubai, para a COP28) e retornará no fim de semana, disse Faurie.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump foi convidado, mas não confirmou se comparecerá porque estará viajando pelo Leste Europeu no período, acrescentou o diplomata. Na tarde de 10 de dezembro, os ministros do gabinete de Milei devem tomar posse. Em seguida, será realizado o Tedeum na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, onde haverá um culto inter-religioso, com mensagens de representantes católicos, judeus, muçulmanos e protestantes, que rezarão pelo futuro da Argentina. À noite, haverá uma apresentação especial no Teatro Colón, em Buenos Aires.

*Com informações da EFE

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Gravidez de arraia sem contato com macho surpreende em aquário dos EUA; entenda

Uma arraia que está grávida no Aquarium & Shark Lab Team ECCO na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, está gerando discussões na comunidade científica com relação à paternidade dos quatro filhotes. Isso porque a nova mãe não tem contato com machos da mesma espécie há oito anos. Charlotte, como é chamada pelos funcionários do

Cuba pede ajuda à ONU por escassez de leite a menores de 7 anos no país

O governo de Cuba solicitou ajuda ao Programa Mundial de Alimentos (PMA), um dos braços da ONU, pela primeira vez. O país tem enfrentado dificuldades para continuar entregando leite a crianças menores de sete anos. Um comunicado oficial de governo cubano foi enviado ao PMA, que já está agilizando o envio de leite em pó

Juiz que ordenou multa de milhões a Trump recebe envelope com pó branco

Um envelope que continha um pó branco e que estava enderençado ao juiz que considerou Donald Trump culpado num caso de fraude gerou momentos de pânico num tribunal em Nova York, nos Estados Unidos. De acordo uma fonte próxima da situação, citada pelas publicações internacionais, o envelope nunca chegou ao juiz e questão, Arthur Engoron.