Nesta quinta-feira (21/12), a Catedral Metropolitana de Brasília irá sediar a missa de ação de graças “A Volta de Cristo”. O evento está marcado para ter início às 12h15.
A missa será celebrada pelo Cardeal de Brasília Dom Paulo Cezar e foi presenteada pela família Dubois. Richard Dubois conta que a peça foi feita pelo avô.
“Vai ser um momento muito especial para a minha família. O artista é meu avô, pai da minha mãe, e ele fez essa peça inspirada na lua de mel dela, que foi aqui em Brasília nos anos 1960. Então, inspirado em uma catedral mais alegre, mais viva, que é a nossa Catedral de Brasília, meu avô fez este Cristo que não é martirizado”, conta.
Richard afirma que a peça passará a fazer parte do acervo da Catedral a partir desta quinta-feira.
Missa será realizada às 12h15 desta quinta-feira (21/12) Neste fim de ano, a Catedral de Brasília terá um calendário especial de Natal e Ano Novo. A programação começa em 24 de dezembro, com três missas marcadas ao longo do dia.
Em 25 e 31 de dezembro também haverá missa, assim como em 1º de janeiro de 2024.
Anote a programação:
24 de dezembro:
8h – Santa Missa
10h30 – Santa Missa
20h – Santa Missa Presidida por Cardeal Dom Paulo Cezar
25 de dezembro:
10h30 – Santa Missa Presidida por Cardeal Dom Paulo Cezar
18h – Santa Missa
31 de dezembro:
8h – Santa Missa
10h30 – Santa Missa
20h – Santa Missa Presidida por Cardeal Dom Paulo Cezar
22h – Réveillon da Paz com Shalom
1º de janeiro
10h30 – Santa Missa por Cardeal Dom Paulo Cezar
Missas Na missa, os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia, na qual Jesus reuniu os apóstolos, durante a Páscoa do ano de sua morte.
Normalmente, aquela ceia seguiria o ritual das ceias cultuais judaicas, nas quais o hospedeiro tomava um pedaço de pão, erguia-o um palmo acima da mesa e dizia uma breve oração antes de dividi-lo com todos.
A Missa apresenta quatro partes distintas. A primeira consiste dos Ritos Iniciais, marcando a chegada e a reunião de todos os convidados em torno da mesa. A segunda parte, uma animada conversa entre amigos que se encontram, é a Liturgia da Palavra, o alimento espiritual, a palavra de Deus – a Boa Nova que Jesus pregava.
A terceira parte é a Liturgia Eucarística, o coração da Missa, que revive o mistério pascal de Cristo, ou seja, Sua morte e ressurreição. Com a consagração feita sobre o altar, a hóstia adquire as propriedades do corpo de Jesus, e os fiéis, como fizeram os apóstolos, tomam o alimento sólido (o pão, agora em forma de hóstia) e podem tomar o vinho, seu alimento líquido (em muitas ocasiões o celebrante imerge a hóstia no cálice de vinho antes de oferecê-la ao fiel), ressurgindo com Cristo para uma nova existência.
A quarta e última parte, a bênção e a despedida dos Ritos Finais, tem o mesmo sentido da bênção dada por Jesus a seus discípulos após Sua ressurreição: que apregoassem pelo mundo a palavra de Deus.
Comentários Facebook