Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Caravelas é certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ)

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

No senso comum, coisa pública não presta, é de má qualidade e tem serviço ruim, um sentimento muito, mas, muito diferente ao do povo caravelense, que se orgulha de poder contar com Laboratório de Análise Clínicas de Caravelas, recentemente, avaliado e contemplado com o Certificado de Excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que estabelece padrões rigorosos para laboratórios clínicos em todo o país, garantindo a precisão e confiabilidade dos resultados dos exames.

O povo caravelense tem o serviço laboratorial que está entre os melhores do Brasil. Uma conquista fruto de trabalho árduo e muito investimento da Secretaria de Saúde de Caravelas. Mais um prêmio de qualidade ao município que está entre os mais bem avaliados pelo Ministério de Saúde. Ao alcançar essa certificação, o Laboratório Municipal demonstra sua conformidade com os mais elevados níveis de qualidade em todos os procedimentos e análises realizadas.

Essa unidade de saúde foi inaugurada em agosto de 2021 com o objetivo de oferecer ambiente humanizado e acesso facilitado da população aos serviços laboratoriais, contemplando os moradores da Barra, Ponta de Areia e Caravelas.

Laboratorio municipal de analises clinicas de Caravelas
Laboratório

Nessas localidades, a população nem precisa ir longe para ter acesso ao serviço. Um veículo passa nas unidades básicas de saúde onde os moradores são atendidos e lá mesmo é realizada a coleta de sangue para ser encaminhada para o laboratório municipal. Depois da análise, os resultados seguem para a mesma unidade da coleta, onde são entregues aos pacientes.

Os exames são fundamentais para o diagnóstico médico seguro e confiável. A certificação, não apenas aprimora a qualidade do atendimento médico, como também fortalece a confiança nos serviços de saúde públicos.

Caravelas segue na ponta, ano após ano, como um dos melhores serviços de saúde pública da região, do estado e do país. O segredo é o investimento na prevenção e na qualidade de vida da população. Como resultado, menos pessoas doentes, menos leitos de hospital ocupados, menor gasto com serviços caros de alta complexidade, menos gente deixando seus postos de trabalho e seus afazeres ou se preocupando com a saúde, porque essa preocupação tem sido da equipe que atua nessa área no município.

Segundo a Secretária de Saúde de Caravelas, Marina Ramalho, “a certificação ocorre após acompanhamento e avaliação do PNCQ, analisando todo o processo, desde a coleta, até a análise completa do laboratório. Uma satisfação muito grande de toda a equipe por fazer a gestão da saúde pública com compromisso e qualidade de excelência”, disse.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reinauguração do PSF Bentizia Conceição Florêncio marca um novo capítulo na saúde pública de Rancho Alegre

O dia 19 de abril de 2024 será lembrado como mais um marco da gestão do atual prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ao entregar a unidade de saúde da comunidade, o PSF 005 completamente revitalizado. O evento foi motivo de muito orgulho e satisfação...

Confira a programação da festa dos 169 anos de emancipação política de Caravelas

Tradição, cultura, esporte, shows e religião marcam a comemoração dos 169 anos de emancipação política de Caravelas. A festa realizada pela gestão municipal terá quatro dias de atividades comemorativas, se estendendo deste sábado (20) até a terça-feira (23). A abertura dos festejos comemorativos acontece na...

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...