TAGS

Seca na Bahia: Rosemberg lembra que grandes produtores têm culpa por desmatarem áreas verdes

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O problema da seca que atinge diversas áreas da Bahia foi um tópico amplamente discutido na Assembléia Legislativa da Bahia (AL-Ba) nesta terça-feira (5). O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), que faz parte da bancada do governo, falou sobre os pedidos de maior intervenção do governo e reclamou da contrapartida dos empresários.

 

“Quem tem mais dinheiro, agricultura familiar ou grande agricultura? A grande agricultura, os pecuaristas, grandes produtores, já têm dinheiro, podem fazer seus investimentos. Os pequenos produtores é que precisam da mão do estado”, avaliou.

 

Ainda sobre os grandes produtores, o petista alertou sobre os próprios empresários terem feito desmatamentos que hoje contribuem para a seca. “A seca hoje já atinge todo o estado, desde o norte ao extremo sul. Isso também é fruto da ação humana. Nós dilapidamos grande parte da mata atlântica, destruirmos grande parte do cerrado, mexemos nas grandes áreas de preservação e estamos pagando um preço caro por isso”, salientou.

 

“As vezes eu lamento a Federação da Agricultura, que faz manifesto todos os dias, mas é preciso que a federação pense um pouquinho na reparação. Grande parte das pessoas que criam gado em grandes áreas de extensão de terra, essas terras tinham árvores que já não tem mais hoje. E depois cobra apenas do estado. É preciso que a gente faça as ações de mão dupla”, reclamou.

 

Rosemberg também disse que “o governo do estado não está parado, está trabalhando”. “A maioria dos produtos do oeste da Bahia são de importação. Não que não sejam importantes, eles são, mas a gente precisa comer. A agricultura familiar é que produz o alimento da mesa”, priorizou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Eleição municipal pode promover suplentes de olho em cadeiras na AL-BA; veja cenários

A aproximação das eleições municipais neste ano também devolve ao debate a candidatura de alguns deputados estaduais, espalhados por diversos municípios da Bahia. Com alguns postulantes, os suplentes de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) já têm esfregado as mãos para assumir a cadeira.    Em levantamento realizado pelo Bahia Notícias, ao menos

Sigilo de PAD e dosimetria de pena geram divergência em julgamento de juiz que ofereceu viagem a NY para parte; entenda

A dificuldade para acessar os autos do processo administrativo disciplinar (PAD) contra o juiz Antônio Mônaco Neto, da 3ª Vara de Família de Salvador, alegada por desembargadores na sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), provocou uma discussão acalorada entre os pares. O PAD estava na pauta da sessão desta quarta-feira (28)

De virada, Jacuipense perde para o Água Santa e é eliminado da Copa do Brasil

O Jacuipense é mais um time baiano que está fora da Copa do Brasil. Em jogo válido pela primeira fase da competição na noite desta quarta-feira (28), o Leão do Sisal perdeu de virada para o Água Santa por 2 a 1 na Arena Barueri. Pablo marcou para o clube baiano, mas Luan Dias marcou