STF concede liberdade provisória a 46 réus pelos atos golpistas do 8/1

Publicado:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu, nesta segunda-feira (18/12), liberdade provisória a 46 acusados de participação nos atos antidemocráticos que culminaram na depredação e invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

A decisão de Moraes se baseou nos acordos firmados entre a Procuradoria-Geral da República (PGR) e 46 réus que estavam acampados em frente aos quartéis do Exército, mas não participaram das invasões aos prédios públicos.

Os acusados, agora em liberdade provisória, deverão cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, suspensão do porte de arma de fogo e cancelamento do passaporte.

Segundo o STF, das mais de 2.000 pessoas presas em decorrência dos atos de 8/1, apenas 66 seguem detidas.

Os acusados firmaram um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), em que devem confessar a prática delituosa e cumprir determinadas condições. No caso dos réus do dia 8/1, eles deverão prestar 300 horas de serviços a comunidades ou entidades públicas, além de participar, presencialmente, de um curso sobre Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado.

8 de janeiro No dia 8 de janeiro de 2023 milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protestaram contra a eleição democrática do atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além das críticas ao petista, os manifestantes também levantaram bandeiras antidemocráticas, como a intervenção militar com Jair Bolsonaro no poder.

Os manifestantes invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o STF e o Congresso Nacional. De acordo com a Corte, 243 pessoas foram presas dentro dos prédios públicos e 243 na Praça dos Três Poderes.

A Suprema Corte tem analisado os processos dos manifestantes acusados de participarem nos atos golpistas. Até o momento, o STF condenou 30 réus pela participação nas manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colégio Anchieta Salvador desenvolve canal anônimo para denúncias de bullying

No coração de Salvador, o Colégio Anchieta lançou um canal anônimo para denúncias de bullying, uma iniciativa que nasce da experiência pessoal de...

Roberto Justus fala sobre seu estado de saúde após aparecer de muletas

Recentemente, Roberto Justus chamou a atenção de seus seguidores ao aparecer utilizando muletas nos stories de sua esposa, Ana Paula Siebert. A revelação...

Dona da Ultrafarma é solto após ser preso em operação do MP que investiga esquema de propinas

Sidney Oliveira, o proprietário da renomada rede de farmácias Ultrafarma, recuperou sua liberdade no final da tarde desta sexta-feira (15). Juntamente com ele,...