STF determina a primeira execução de pena de condenado por atos de 8/1

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a primeira execução de pena de um condenado por participação na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Matheus Lima de Carvalho Lázaro, de 24 anos, foi condenado a 17 anos por ação nos atos golpistas de 8 de janeiro.

A determinação contra Matheus Lázaro considerou o trânsito em julgado, quando não há mais a possibilidade de recorrer.

A Suprema Corte condenou, até o momento, 30 réus pela participação nas manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro. As penas variam de 3 a 17 anos de prisão.

Matheus Lázaro é morador de Apucarana, norte do Paraná, e foi preso após deixar o Congresso Nacional, quando seguia em direção a área central de Brasília. Segundo os policiais, ele portava um canivete e tentou fugir no momento da prisão.

Ele já cumpria prisão preventiva e agora vai começar a cumprir a pena definitiva, descontados os meses que já passou na prisão.

Durante o curso processual, o paranaense negou que tenha cometido crimes e disse que a sua intenção era manifestar de forma pacífica. Ele foi condenado por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

As investigações encontraram mensagens no celular dele em que ele dizia para esposa que era necessário “quebrar tudo, fazer uma guerra, tomar o poder” para “esperar o Exército entrar”. Matheus também chegou a fazer uma transmissão ao vivo da invasão na Praça dos Três Poderes.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diego Brito avalia gestão a frente da Transalvador e celebra redução de acidentes fatais em Salvador

Diego Brito, superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), compartilhou uma visão otimista sobre sua gestão, em entrevista ao Bahia Notícias. Desde sua posse...

Majestades do ouro: criminosos faturaram milhões com garimpo ilegal

No coração da Amazônia, a realidade do garimpo ilegal revela protagonistas controversos. Irismar Cruz Machado, a infame "Rainha do Garimpo", e seu filho,...

Estudo analisa 500 mil posts em 205 grupos e explica como nasceu o 8/1

Em um marco investigativo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro desvendou os meandros sociais que impulsionaram os ataques de 8 de janeiro...