Três desembargadores do TJ-BA recebem Medalha do Mérito Jurídico

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em cerimônia solene no Tribunal Pleno, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, condecorou os desembargadores Cássio Miranda, Josevando Andrade e Paulo César Bandeira com a Medalha do Mérito Jurídico. A solenidade ocorreu na tarde da quarta-feira (6), na presença de familiares, amigos e colegas dos homenageados.  

 

“Esses desembargadores são exemplos de magistrados dignos e honrados, por isso essa condecoração é justa e merecida”, afirmou Castelo Branco. Os três magistrados tomaram posse em dezembro de 2022.  

 

Josevando Andrade foi conduzido à solenidade pelos colegas desembargadores: Castelo Branco e Márcia Borges Faria, 2ª vice-presidente do TJ-BA. O desembargador recebeu a medalha de sua esposa Angely Lomanto Andrade; filhos Diego Lomanto Andrade e Renno Lomanto Andrade; e netos Davi, Enrico e Mateo. O diploma foi entregue pelo amigo José Nilson Borges e pelo desembargador federal, Cândido Moraes Pinto Filho.  

 

Já Cássio Miranda foi conduzido à Plenária pelos colegas desembargadores: Carlos Roberto Santos Araújo; o corregedor das Comarcas do Interior, Jatahy Júnior, em nome próprio e representando o saudoso presidente Edmilson Jatahy Fonseca; e Júlio Travessa, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). Recebeu a medalha de sua esposa Milena Caggy Monteiro d’Almeida Miranda. Para a entrega do diploma, escolheu a servidora aposentada Ana Maria da Silva, em homenagem aos valorosos serviços prestados como escrivã da 1ª Vara do Júri da Comarca de Salvador. O desembargador Cássio Miranda, ainda, estendeu o reconhecimento a todos os trabalhadores do Poder Judiciário baiano, inclusive os terceirizados. 

 

O magistrado Paulo César Bandeira foi conduzido ao Tribunal Pleno pelos colegas desembargadores Maurício Kertzman Szporer, Mário Augusto Albiani Júnior e Abelardo Paulo da Matta Neto. Recebeu a medalha de sua esposa Lucilene Soliano Pereira Jorge e filha Mariana Pereira Jorge e o diploma foi entregue pela desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente eleita para o biênio 2024-2026. 

Criada em 1983, a Medalha do Mérito Judiciário é a principal comenda do Tribunal de Justiça da Bahia. Homenageia desembargadores por méritos e serviços prestados ao Poder Judiciário.   

 

CARREIRAS 

Com 41 anos de trabalho no TJ-BA, o Desembargador Josevando Andrade atuou como Juiz por 35 anos na capital. Durante sua carreira, foi indicado por dois mandatos consecutivos para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), onde exerceu a função de juiz corregedor. 

 

O desembargador Cássio Miranda iniciou sua carreira na magistratura no ano de 1990, na comarca de Curaçá. Ao longo do exercício da profissão, com 32 anos de TJ-BA, passou pelas comarcas de Olindina, Xique-Xique, Camaçari e Salvador. 

 

Também com 32 anos na Corte baiana, o desembargador Paulo César Bandeira já percorreu as Comarcas de Santa Luz, Ituberá e Valença.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia Militar apreende drogas em Candeias

Policiais Militares da 10ª CIPM apreenderam drogas em Candeias, na manhã de sábado (24). Os oficiais realizavam patrulhamento na Rua Alto do Dendê, no bairro Santo Antônio, quando avistaram um homem em atitude suspeita, em posse de uma bolsa.   Após abordagem, os policiais encontraram 64 porções de cocaína, 38 pedras de crack e dinheiro

Vale-transporte: TJSP autoriza volta das integrações do Bilhete Único

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que a gestão Ricardo Nunes (MDB) volte a permitir que os usuários do Bilhete Único na modalidade vale-transporte possam fazer até quatro integrações no período de três horas, como ocorria até 2019. A regra tinha sido alterada pelo então prefeito Bruno Covas (PSDB), que

Homem é preso se masturbando enquanto mulher tomava banho em Guanambi

Um homem foi preso, nesta sexta-feira (23), se masturbando enquanto uma mulher tomava banho em sua residência, no bairro Morada Nova, no município de Guanambi.   De acordo com o site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, ao perceber a ação do indivíduo, a mulher acionou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A vizinha