Mais de 1 milhão de usuários já se cadastraram no Projeto Celular Seguro, diz Governo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O projeto Celular Seguro, lançado há menos de duas semanas, já tem mais de um milhão de usuários cadastrados. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, até as 10h desta segunda-feira (1º), 750.135 celulares foram registrados via site ou aplicativo, disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS), e incluídas 692.571 pessoas de confiança.  

 

Ainda segundo a pasta, a ferramenta já recebeu 7.005 alertas de usuários envolvendo perda, roubo ou furto de aparelhos. Com a iniciativa, vítimas de furto e roubo de dispositivos móveis podem bloquear o aparelho e aplicativos digitais com um único clique. As empresas que já aderiram estão descritas nos termos de uso.  As informações são da Agência Brasil.

 

Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado. Quem estiver cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. 

 

Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador. Após o registro de perda, roubo ou extravio do celular, bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo. O bloqueio dos aparelhos celulares seguirá a mesma regra. Até fevereiro, as empresas de telefonia também passarão a efetuar o corte das linhas. 

COMO O APP FUNCIONA
O Celular Seguro funciona como uma espécie de botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho e de dispositivos digitais. O ministério destaca que a ferramenta não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio.  

 

Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos, entre outros. “Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos, descrito nos termos de uso”. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Advogado morre em confronto com a polícia no Recife após reagir a mandado de busca

O advogado Fernando Ribeiro da Costa, 55 anos, morreu na tarde desta terça-feira (16), após confronto com forças policiais no bairro de Santo...

CBF inicia visitas técnicas para implementar impedimento semiautomático; Barradão e Fonte Nova entram no cronograma

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) avançou mais uma etapa no projeto de implantação do impedimento semiautomático no futebol brasileiro, incluindo Barradão e...

Dinheiro do SUS bancava imóveis, viagens e luxo, aponta investigação da PF

A Polícia Federal deflagrou, nessa terça-feira (16/12), a Operação Estágio IV para investigar um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de...