Prazo para regularização ou emissão da 1ª via do título encerra em quatro meses

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O prazo para regularização ou emissão da primeira via do título de eleitor encerra em quatro meses. Com o primeiro turno das eleições municipais de 2024 marcado para 6 de outubro, o período para normalizar a situação junto à Justiça Eleitoral vai até 8 de maio. 

 

O mesmo prazo vale para quem está em situação irregular por ter deixado de votar ou justificar a ausência às urnas nas três últimas eleições. Ou, ainda, para quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de domicílio eleitoral.

 

Para conferir a situação do título eleitoral ou solicitar o primeiro título, basta acessar, na área Serviços à direita do site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o link Autoatendimento do Eleitor. 

 

Após o recesso forense, o TRE-BA também retomou o atendimento presencial. A Central de Atendimento ao Público (CAP), na sede do tribunal, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e está localizada na 1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

 

VOTO FACULTATIVO

Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos maiores de 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, às pessoas analfabetas e aos maiores de 70 anos.   

 

No entanto, desde o ano passado, uma norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a permitir que jovens de 15 anos obtenham o título de eleitor, embora só possam efetivamente votar quando completarem 16 anos de idade. Se esse jovem completar 16 anos no dia da votação, já poderá votar.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal por oito anos por uso indevido de mídia em campanha de 2024

TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal por oito anos e multa por uso indevido de redes sociais na campanha de 2024 O Tribunal Regional...

Polícia prende acusado em morte de cunhado do prefeito de Simões Filho

Um homem, ainda não identificado, foi preso nesta quinta-feira, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele é suspeito de...

Chuva causa desabamento de casa e deixa desalojados em Medeiros Neto

Uma chuva intensa atingiu Medeiros Neto, no Extremo Sul da Bahia, na tarde desta quinta-feira (4). O temporal provocou o desabamento de uma...