OAB elogia juíza atacada nas redes por tratar bem e dar café a preso

Publicado:

A seccional de Roraima da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR) formalizou elogios à juíza atacada nas redes sociais por tratar bem e dar café a um preso. A magistrada Lana Leitão Martins percebeu que um detento de 20 anos estava com frio durante audiência de custódia e pediu café e blusa para ele. Nas redes, usuários atacaram a juíza, que recebeu apoio formal do presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal.

O vídeo com um trecho da sessão viralizou. O jovem passava por audiência no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), na última quarta-feira (10/1), quando a magistrada percebeu o detento tremendo de frio. Ela pediu que o ar condicionado fosse desligado, autorizou a retirada de algemas, pediu uma xícara de café e perguntou se havia alguma peça de roupa para ele se esquentar.

“O senhor está com frio, senhor Luan? Desliga o ar-condicionado” […] “Pega um café para o seu Luan, porque eu não vou fazer audiência com ele tremendo”, disse a magistrada, antes de dar início ao depoimento. Veja:

@metropolesoficial A juíza Lana Leitão Martins surpreendeu um jovem de 20 anos com um gesto incomum durante sua audiência de custódia, no Tribunal de Justiça de Roraima (TJ/RR). Após perceber que o detento estava com frio, ela pediu que o ar condicionado fosse desligado. Em seguida, a mediadora autorizou a retirada das algemas do réu e providenciou uma xícara de café. “O senhor está com frio, senhor Luan? Desliga o ar-condicionado” […] “Pega um café para o seu Luan, porque eu não vou fazer audiência com ele tremendo”, disse a magistrada, antes de dar início ao depoimento. #Metrópoles #TikTokNotícias ♬ som original – Metrópoles Oficial

Nas redes sociais, internautas e políticos fizeram várias críticas à forma como a juíza tratou o preso. Mas a OAB Roraima ressaltou que Lana Leitão aplicou “efetivamente o ordenamento jurídico, observando as regras de segurança sanitária e garantia de direitos da pessoa presa, com excelência, presteza e dedicação, sempre pautada na ética e compromisso institucional”.

O presidente da seccional formalizou a Menção Elogiosa enviando um ofício ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ao presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, e ao presidente da Associação de Magistrados de Roraima (AMARR), juiz Marcelo Oliveira.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gaza: cessar-fogo completa um mês com 271 palestinos assassinados

Hassan Jedi/Anadolu via Getty Images ...

Três são detidos por receptação após PM localizar carro roubado em Teixeira de Freitas

Na manhã deste sábado (8), em Teixeira de Freitas, policiais da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (87ª CIPM) prenderam três indivíduos envolvidos...

VÍDEO: Moradores denunciam descarte de lixo e despejo de resíduos por condomínio em Itapuã

Os moradores da Pedra do Sal, em Itapuã, se depararam com uma situação desconcertante nesta segunda-feira (10). Uma calçada tomada pelo lixo e...