TJSP aprova 1º concurso só para juízas para o cargo de desembargadora

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) aprovou a abertura de um concurso exclusivo a mulheres para o cargo de desembargadora.

O processo em São Paulo será o primeiro concurso exclusivo para juízas no Brasil. A aprovação foi publicada na edição desta quarta-feira (17/1) do Diário da Justiça Eletrônico.

De acordo com o documento, elaborado em sessão do Conselho Superior da Magistratura, a vencedora do concurso vai assumir o cargo deixado pelo desembargador José Tarciso Beraldo, que se aposentou no dia 8 de janeiro.

O edital do TJSP seguirá os termos da Resolução nº 525 de 27 de setembro de 2023 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe de ações afirmativas para o acesso de magistradas aos tribunais de 2º grau.

A resolução prevê editais exclusivos para mulheres quando os tribunais não alcançarem a proporção de 40% e 60% por gênero.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assessor de Michelle Bolsonaro chama de “ridícula” notícia sobre escolha de Flávio como candidato em 2026

O coronel da Polícia Militar André Costa, assessor de comunicação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, classificou como ridícula a informação de que o senador...

“Gari influencer” é assassinado na porta de casa em Salvador

Principais pontos1. Jackson Bruno de Santana, 28 anos, gari, foi morto a tiros em Salvador na tarde de quinta-feira, 4 de dezembro.2. A...

Raio-X da Papuda: presídio tem criminosos de três facções diferentes

O Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, abriga 462 detentos que se consideram faccionados, organizados por celas para atuar de forma estruturada...