Cadê a perseguição? Sudeste tem mais igrejas evangélicas do que escolas públicas, diz IBGE

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um recente levantamento realizado pelo Brasil em Mapas, utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Centro de Estudo da Metrópole CEM/USP, revelou um dado surpreendente em cinco estados brasileiros sobre a proporção entre estabelecimentos educacionais públicos e igrejas evangélicas.

Dois dos maiores estados do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, possuem mais templos evangélicos do que escolas públicas de ensino fundamental e médio somadas. A capital federal, Brasília, também apresenta o enorme crescimento das instituições religiosas em relação às educacionais.

O estado do Espírito Santo é o que apresenta a maior proporção entre igrejas evangélicas e escolas públicas. São 93 templos para cada grupo de 100 mil habitantes, superando em 34 pontos a quantidade de instituições de ensino, que é de 59 por 100 mil habitantes. Isso significa que há 1,5 vezes mais templos religiosos do que estabelecimentos de ensino no estado.

Distribuição Regional

Analisando a distribuição regional, a região Sudeste do país lidera em termos de proporção de igrejas evangélicas, com uma média de 71,7 templos para cada 100 mil habitantes, seguida pela Região Centro-Oeste, com 44,0. Enquanto isso, o Nordeste apresenta uma média proporcional de 26 igrejas por 100 mil habitantes, mostrando uma discrepância significativa em relação às regiões mais ao sul.

Acre: Líder em Número de Escolas Públicas por Habitante

Por outro lado, o estado do Acre destaca-se por liderar em número de escolas públicas por habitante, com uma média de 174 unidades de ensino (fundamental e médio) para cada 100 mil habitantes. Essa taxa é quatro vezes maior do que o número de estabelecimentos religiosos evangélicos na mesma proporção, que é de 43 por 100 mil habitantes.

Norte Lidera em Escolas Públicas Proporcionais

Quando se trata de escolas públicas proporcionais, a Região Norte se destaca com uma média de 113,7 escolas por 100 mil habitantes, seguida pelo Nordeste, com 81. Por outro lado, a Região Sul possui a menor proporção, com uma média de 42 escolas por 100 mil habitantes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Brasil em Mapas (@brasilemmapas)

The post Cadê a perseguição? Sudeste tem mais igrejas evangélicas do que escolas públicas, diz IBGE appeared first on Fuxico Gospel.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

América Latina atinge níveis recordes de envolvimento com a Bíblia

O uso de plataformas digitais para a leitura da Bíblia atingiu níveis sem precedentes na América Latina no primeiro trimestre de 2026, não...

Pastores são espancados por extremistas muçulmanos no leste de Uganda

Ataque contra dois pastores em Pallisa, Uganda, deixa a região em alerta. Dois pastores da Igreja Nova Vida em Pallisa, a cerca de...

Câmara analisa projeto que permite leitura da Bíblia e símbolos religiosos nos três Poderes

Um novo projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados propõe autorizar a leitura da Bíblia e a exibição de símbolos religiosos...