Japão divulga imagem inédita do solo lunar

Publicado:

O Japão deu mais um passo importante na exploração espacial, ao divulgar nesta quinta-feira (25) uma imagem inédita do solo lunar, capturada por sua sonda não-tripulada “SLIM”. O módulo pousou na Lua na sexta-feira (19), tornando o Japão o quinto país do mundo a conseguir esse feito.

A sonda conseguiu fotografar e transmitir dados usando um robô ejetável, que foi lançado pouco antes do pouso. As imagens mostram um solo lunar repleto de crateras e rochas, com uma textura semelhante ao pó.

O pouso do SLIM (Módulo de Pouso Inteligente para Investigar a Lua, na sigla em inglês) foi feito a poucos metros do alvo estipulado pelos japoneses. Isso demonstra a precisão da tecnologia desenvolvida pela Jaxa, a Agência Espacial Japonesa.

O SLIM tem cerca de 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura. Ou seja, é bem compacto. Por isso, a brincadeira com o seu nome em inglês, que também pode ser traduzido como “magro”.

A agência afirmou que conseguiu receber dados do módulo pouco menos de três horas após o pouso na Lua. O envio das informações foi feito antes que a sonda perdesse energia.

No entanto, os painéis solares do SLIM não conseguiram gerar eletricidade devido a um possível posicionamento incorreto do equipamento. A Jaxa está trabalhando para corrigir o problema, que deve ser resolvido com uma mudança na direção da luz solar.

Leia Também: Tempestade solar poderá provocar desde instabilidade no rádio a mudança da cor do céu

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Teams: novo recurso vai revelar se você está no escritório

O Microsoft Teams está prestes a receber uma atualização que pode gerar certa polêmica. Prevista para ser lançada em dezembro, essa nova funcionalidade...

Smartwatch usa IA para detectar problemas no coração

Os smartwatches já são uma ferramenta popular entre milhões de pessoas para monitorar os batimentos cardíacos. Agora, com a ajuda da inteligência artificial,...

Mais de 30 streamings piratas caem após ação internacional, segundo Anatel

Mais de 30 plataformas ilegais de streaming foram desligadas no Brasil após uma decisão da Justiça da Argentina, segundo informou a Agência Nacional...