Sesab anuncia novas ações para o Carnaval de Salvador e do interior

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Secretaria da Saúde do Estado anunciou novas ações e iniciativas para reforçar as equipes médicas, de enfermagem e administrativa e elevar o estoque de medicamentos e insumos nas unidades de saúde, durante o Carnaval da Bahia. Além disso, será oferecido ainda o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME), no Hospital da Mulher, e terá o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE) de prontidão para qualquer acidente grave.

 

“Temos consciência do tamanho do Carnaval, da quantidade de baianos e turistas que irão curtir a festa e da nossa responsabilidade com a saúde de todos. O Governo do Estado e a Sesab não estão medindo esforços para que o folião possa aproveitar a maior festa do mundo com tranquilidade, sabendo que, se precisar, terá assistência à saúde qualificada à sua disposição”, garante a secretária da Saúde, Roberta Santana.

 

Em Salvador, o reforço acontecerá em quatro dos principais hospitais da capital, o HGE, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) e o Hospital do Subúrbio (HS), além de descentralização do atendimento, com fortalecimento da assistência nas unidades de emergência de Pirajá, de Cajazeiras e do Curuzu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Caetano.

 

No interior, a população terá o reforço na assistência no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, e no Hospital Regional Costa do Cacau e no Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, ambos em Ilhéus.  Em todas as unidades assistenciais citadas, haverá fiscalização da Corregedoria da Saúde para verificar o cumprimento das escalas e jornadas de trabalho e aplicar possíveis ações correcionais.

 

Assistência a vítimas de abuso

No Hospital da Mulher, o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME) funcionará 24h no Carnaval para mulheres, adolescentes e trans a partir de 12 anos que sejam expostas a situações de abusos e violência sexual.  A unidade contará com uma equipe multiprofissional composta por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos.

 

Emergência de múltiplas vítimas

Durante a folia, o HGE contará com o plantão do Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas. A equipe de plantão será acionada em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas, com capacidade de receber e tratar mais de 35 vítimas simultaneamente. No próximo dia 31, haverá uma simulação de atendimento, com participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Emendas Pix: 142 municípios da Bahia não receberam transferências especiais em 2025

Resumo para SEO: Em 2025, 142 dos 417 municípios da Bahia não receberam repasses por meio das Emendas Pix, equivalentes a 34% do...

Mulher e crianças vítimas de acidente com 11 mortos são enterradas no Extremo Sul da Bahia

As primeiras vítimas do acidente que deixou 11 mortos no Extremo Sul da Bahia foram enterradas na manhã deste domingo (28). O sepultamento...

Câmara de Palmeiras pode votar projeto de lei de taxa turística sem audiência pública; entenda o caso

Movimentos sociais e entidades da região do Vale do Capão alertaram sobre a votação iminente de um projeto de lei na Câmara Municipal...