Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para o diagnóstico da hanseníase

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A palestra aconteceu nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro, na Câmara de Vereadores de Alcobaça.

O público alvo foram os médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros profissionais da rede pública municipal de saúde.

DJI 20240129 091409 197 scaled
Público alvo foram médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde

De acordo com Morgana Lemos (Coordenadora Municipal da Atenção Básica), “a iniciativa foi do Departamento de Vigilância Epidemiológica com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde para o correto diagnóstico e tratamento da doença”, disse.

Segundo Cintia Martins, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, “o objetivo foi preparar as equipes para a notificação dos casos e atualização do sistema de controle da doença”, explicou.

Para o médico e palestrante, Dr. Eduardo Borges, “é importante conhecer a doença para evitar a discriminação e aumentar o acolhimento”, argumentou.

IMG 1385 scaled
Entregue de material de monitoramento e diagnóstico da doença

A DOENÇA: O mês de janeiro ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à hanseníase. A doença, cercada de preconceitos e estigma, é contagiosa, mas, tem controle e tratamento oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

SINTOMAS DA HANSENÍASE: Inicialmente, aparecem uma ou mais manchas de cor avermelhada ou esbranquiçada na pele ou em qualquer parte do corpo. No local ocorre diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, a dor e ao tato. Na maioria das vezes ela passa despercebida por não incomodar, pois não coça e nem dói.

Com a evolução da doença, surge sensação de picadas, dormência ou formigamento em partes do corpo afetadas. Sensação de fraqueza nos braços, mãos, pernas e pés. Caroços vermelhos e dolorosos, febre, ínguas, edema de mãos e pés, dores articulares, dor e espessamento nos nervos (neurites) e mal-estar generalizado. A doença pode se manifestar também na forma neural, com sintomas muito parecidos com crises de reumatismo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Baiana que vive em BH conquista o segundo lugar na categoria over 60 da Corrida Rústica de Alcobaça

A atleta Ana Alves Dias, moradora de Belo Horizonte (MG) participou pela segunda vez da Corrida Rústica de Alcobaça, provando que idade não define...

Os Beijas superam o Farol e conquistam o título do Torneio de Travinha dos Jogos de Verão 2026 de Alcobaça

O último sábado, 7 de fevereiro, entrou para a história do esporte alcobacense com a realização do Torneio de Travinha dos Jogos de Verão...

Atletas de vários estados brasileiros e cidades baianas da região extremo sul participam da Corrida Rústica de Alcobaça

Corredores de diversas cidades e estados participaram, neste domingo, da Corrida Rústica de Verão, realizada no município de Alcobaça, consolidando o evento como uma...