Governo lança portal que emite alerta à Polícia em caso de perda, furto ou roubo de objetos cadastrados

Publicado:

 

A população baiana conta com uma nova ferramenta, a partir desta segunda-feira (29), para reduzir os danos causados por furtos e roubos em Salvador e no interior do estado. O portal Alerta Cidadão, teve portaria assinada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), e vai permitir a realização de cadastro de veículos, celulares ou bicicletas pelos cidadãos, bem como registro e monitoramento da ocorrência, caso ocorra perda do bem. A plataforma começa a funcionar no Carnaval da Bahia 2024.

 

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o portal, a partir de agora, vai garantir agilidade na localização de bens perdidos com a rapidez que garantem as tecnologias.”Esse portal vai ser um canal de aproximação entre o que a pessoa perdeu (o seu patrimônio) e a chance de encontrar com rapidez”, avaliou.

 

O portal alertacidadao.ssp.ba.gov.br foi projetado pela equipe de tecnologia da SSP e conta com um layout intuitivo, que permite o cadastramento dos bens pessoais pela população baiana e eventual registro de ocorrência. O sistema emite um alerta temporário às forças de segurança, dando ao objeto roubado um status de restrição e o proprietário pode acompanhar a situação da denúncia e recuperação do bem.

 

Após ativado o alerta temporário, que dura até 48 horas, deve ser feito o boletim de ocorrência, em alguma delegacia do estado presencialmente, ou por meio da delegacia virtual. O alerta, então, passa a ter caráter permanente, respaldado pelo boletim de ocorrência. O alerta emitido poderá ser visualizado pelo policial em alguma abordagem ou investigação policial por meio de um aplicativo.

 

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, explica que o portal também fará um trabalho preventivo ao tornar possível a consulta de um celular, bicicleta ou carro usado para saber se foi roubado. Os dados identificadores dos objetos registrados serão base para localização dos bens — o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) para celulares; a placa para veículos; o número de série para de bicicletas.

 

“O Alerta Cidadão vai permitir uma maior interação entre a comunidade e as forças de segurança. A pessoa cadastra um veículo, uma bicicleta ou um celular e, em caso de perda, roubo ou especial de furto, pode entrar no aplicativo ou no site e informar esse extravio, dando um alerta”, afirmou o titular da SSP. Ainda segundo ele, se confirmado o porte indevido, caracterizado inicialmente o crime de receptação, ao lavrar a ocorrência, o dono vai receber um e-mail notificando que o bem foi recuperado.

 

Para Geraldo Júnior, vice-governador e coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2024, o portal traz uma política inclusiva, de proteção, cidadania e direitos humanos a todos os cidadãos, principalmente agora, durante o Carnaval. “Estamos cada vez mais avançando na tecnologia, na informação, para cuidar do nosso povo. Com o Alerta Cidadão, baianos e turistas terão mais segurança”, concluiu.  

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professora de Camaçari terá direito a horas extras por “Aulão do Enem”, decide TRT-BA

A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) decidiu, por unanimidade, que uma professora horista do Centro Educacional Miguel Alves...

Homem é encontrado morto em área de mata de Jacobina dois dias após sair para caçar

Um homem de 54 anos foi encontrado morto em uma área de mata em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, dois dias após sair...

Homem é assassinado com mais de 15 tiros dentro de casa em Feira de Santana

Na noite desta segunda-feira, 15, Givaldo de Almeida Santana, de 26 anos, conhecido como “Pingo”, foi assassinado em sua casa no distrito da...