Coreia do Norte: imagens raras mostram jovens condenados por ver novelas

Publicado:

Dois adolescentes da Coreia do Norte foram sentenciados a 12 anos de trabalho forçado por ter visto ‘k-dramas’, ou seja, novelas muito populares produzidas na Coreia do Sul, que estão proibidos na Coreia do Norte.

O momento foi captado em imagens raras que a BBC teve acesso, que se estima que terão sido gravadas em 2022, mostrando dois rapazes de 16 anos com algemas nas mãos, perante centenas de estudantes, num estádio a céu aberto. Os seus nomes e as suas moradas foram, ainda, revelados publicamente.

A rede britânica explica que o entretenimento sul-coreano, que inclui programas de televisão, está banido na Coreia do Norte, o que não impede alguns dos seus cidadãos de tentar acessar a eles, arriscando graves castigos.

As imagens são raras, uma vez que a Coreia do Norte não permite a captação de fotografia ou de vídeos, nem de outro tipo de registros da vida cotidiana no país asiático.

O vídeo é exclusivo da BBC, tendo-lhe sido fornecido pelo instituto South and North Development (Sand), que trabalha com pessoas que fugiram ao regime de Pyongyang. Pode acessar aqui.

O Sand alega que este videoclipe foi distribuído pela Coreia do Norte para alertar os seus cidadãos para não ver “gravações decadentes”.

“A cultura do regime-marionete podre espalhou-se até aos jovens”, ouve-se dizer no vídeo por um narrador, que afirma: “Eles só têm 16 anos, mas já arruinaram o seu futuro”.

Em 2020, Pyongyang tornou a visualização ou distribuição de entretenimento sul-coreano punível com pena de morte.

Anteriormente, segundo a BBC, a punição por quebrar esta lei era geralmente inferior a cinco anos. Desta feita, no entanto, os adolescentes terão sido condenados a 12 anos de trabalho forçado.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump adia o aumento de tarifas para o México por 90 dias após falar por telefone com presidente mexicana

Em um desdobramento crucial nas relações entre Estados Unidos e México, o presidente Donald Trump decidiu adiar o aumento de tarifas sobre produtos...

Exportadoras de carne apoiam diálogo com EUA após tarifaço de Trump, diz Abiec

O setor de carnes brasileiro atravessa um momento delicado com as novas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, inquietando as indústrias exportadoras...

Estados Unidos anunciam sanções contra Autoridade Palestina

Na última quinta-feira, os Estados Unidos anunciaram sanções contra a Autoridade Palestina e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Segundo o...