Essequibo: Venezuela e Guiana falam em paz após encontro no Itamaraty

Publicado:

Os chanceleres da Venezuela, Yván Gil Pinto, e da Guiana, Hugh Todd, se reuniram com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Palácio Itamaraty, nesta quinta-feira (25/1). O encontro tinha como pano de fundo um acordo relacionado à disputa por Essequibo.

Foi a primeira reunião da comissão conjunta de chanceleres e técnicos dos dois países, criada justamente para discutir as tensões relacionadas a Essequibo.

“Reafirmo que nossa região tem a vontade política e todos os instrumentos necessários para avançar no princípio comum de desenvolvimento social justo em ambiente pacífico e solidário. Ao nos depararmos com guerras em diferentes partes do mundo, aprendemos a valorizar ainda mais nossa cultura latino-americana e caribenha de paz”, afirmou Mauro Vieira.

Segundo o Itamaraty, os representantes das duas nações apresentaram propostas de agenda para comissão conjunta, que serão analisadas em uma reunião posterior, também no Brasil.

“A Guiana segue comprometida em resolver a controvérsia que a Venezuela tem com a decisão de 1899 do tribunal arbitral de um jeito muito pacífico”, destacou Hugh Todd.

A sentença citada pelo representante da Guiana retira toda a região de Essequibo do território venezuelano. No entanto, a Venezuela considerou a decisão inválida e argumenta que há imparcialidade por parte das autoridades da época.

“Nós reiteramos o nosso apoio e compromisso com a Carta da ONU [Organização das Nações Unidas], que inclui o respeito à lei internacional e ao acordo de 1966 de Genebra, que está dentro da lei internacional”, frisou o chanceler guianês.

O representante da Venezuela ressaltou que está “realmente satisfeito” com a conversa e “com muitas expectativas” de novas discussões.

“A Venezuela e o governo do presidente Nicolas Maduro está plenamente comprometido em buscar alternativas que nos permitam chegar a uma solução mutuamente aceitável”, reforçou o chanceler venezuelano.

A região de Essequibo está localizada na fronteira entre a Venezuela e a Guiana. O local é rico em recursos naturais, como petróleo e gás, e tem atraído a atenção de grandes nações.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colégio Anchieta Salvador desenvolve canal anônimo para denúncias de bullying

No coração de Salvador, o Colégio Anchieta lançou um canal anônimo para denúncias de bullying, uma iniciativa que nasce da experiência pessoal de...

Roberto Justus fala sobre seu estado de saúde após aparecer de muletas

Recentemente, Roberto Justus chamou a atenção de seus seguidores ao aparecer utilizando muletas nos stories de sua esposa, Ana Paula Siebert. A revelação...

Dona da Ultrafarma é solto após ser preso em operação do MP que investiga esquema de propinas

Sidney Oliveira, o proprietário da renomada rede de farmácias Ultrafarma, recuperou sua liberdade no final da tarde desta sexta-feira (15). Juntamente com ele,...