Morre protagonista da famosa foto de beijo em Paris, de Doisneau

Publicado:

Françoise Bornet, a protagonista da famosa fotografia do beijo, de Robert Doisneau, perto da Prefeitura de Paris, morreu em 25 de dezembro passado, aos 93 anos, em Évreux, na Normandia. A informação é do jornal francês Le Parisien.

Bornet, que à época usava o sobrenome de solteira, Delbart, foi eternizada pela foto em preto e branco com a qual Robert Doisneau (1912-1994) a clicou beijando o então namorado, Jacques Corteaux, estudante de artes cênicas como ela, num lugar emblemático da capital francesa.

O registro, conhecido como O Beijo do Hôtel de Ville, foi feito na primavera de 1950, quando ela tinha 20 anos. O então casal pousou para o fotógrafo a pedido dele. Os efeitos do período pós-guerra ainda estavam presentes, como se percebe nos trajes dos pedestres.

Posteriormente, o casal terminou o relacionamento. Bornet continuou no teatro, onde atuou em peças dirigidas por François Périer e Pierre Brasseur, e acabou se casando com Alain Bornet, que pessoas próximas a ela consideram ter sido seu grande amor.

A revista Life havia contratado Doisneau para ilustrar uma reportagem sobre o amor em Paris, e a fotografia, hoje uma das mais conhecidas em todo o mundo, foi usada pela publicada e, depois, acabou esquecida.

A partir da década de 1980, a imagem passou a ser usada cada vez mais em cartões-postais, pôsteres e canecas, além de ser vista como um símbolo da Paris romântica, tornando-se um dos beijos mais famosos do mundo.

A exploração comercial também levou Bornet a reivindicar, em 1993, uma porcentagem pela reprodução da imagem. A Justiça, no entanto, negou a ela a comissão que pedia, argumentando que o rosto não era claramente reconhecível, pois estava coberto por Corteaux.

Em 2005, ela vendeu em leilão, por mais de 150 mil euros, uma cópia da fotografia dada a ela por Doisneau.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juiza transfere ação de plágio contra Adele para São Paulo e Toninho Geraes volta à estaca zero

Toninho Geraes, o compositor que alega que a famosa cantora Adele plagiou sua música 'Mulheres' em 'Million Years Ago', agora enfrenta um revés...

Especialistas divergem sobre legislação contra crimes digitais

O Brasil enfrenta um cenário desafiador com o aumento da criminalidade digital, que inclui desde golpes em larga escala até o aliciamento de...

“Nunca pensei em sair do Brasil ou ir para embaixada”, afirma Bolsonaro após ser alvo de mandados da PF

Após ser alvo de mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declara que não tem planos...