TAGS

Novos Conselheiros Tutelares de Prado são empossados

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os novos conselheiros tutelares de Prado, eleitos no ano passado pela população pradense, foram oficialmente empossados e diplomados na manhã desta quarta-feira (10), em cerimônia realizada no auditório do Palácio do Turismo. Os membros iniciam os trabalhos nesta quarta-feira (10/01) e terão mandato de quatro anos, pela gestão 2024/2028.

 

IMG 4968 scaled
“Quero cumprimentar todas as conselheiras e também os familiares pela coragem de assumir este papel. Sempre digo que, para ser conselheiro tutelar, você tem que ter uma missão e entender a importância dessa função”, destacou o vice prefeito, Antônio Carlos, lembrando que, no ano passado, o município conquistou um carro 0km para os conselheiros tutelares.

 

O vice-prefeito também destacou que a Prefeitura está totalmente comprometida com a próxima geração, portanto atuará fortemente no enfrentamento a qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. “O maior bem que temos na nossa cidade são nossas crianças, portanto vamos combater de frente qualquer tipo de violência e contamos muito com a ajuda de cada um de vocês, conselheiros tutelares, nesse grande desafio”, pontuou. 

IMG 4963 scaled

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jarbas Vieira, enfatizou que os conselheiros tutelares tem uma função muito importante para a sociedade. “É uma função muito importante, na defesa e na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

 

O processo de seleção de conselheiros tutelares é criterioso e composto por muitas etapas. Mesmo após a eleição, que foi aberta a todo cidadão com mais de 16 anos e título eleitoral no município, os conselheiros eleitos seguiram passando por um ciclo de capacitações e orientações, para que possam iniciar os trabalhos, a partir desta quarta-feira (10/01), plenamente cientes de suas responsabilidades e incumbências. 

 

O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Está definido pela lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990, em vigor desde 14 de outubro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As unidades têm atuação fundamental, pois servem como porta de entrada para denúncias referentes a qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima. 

 

Ao tomar conhecimento desses casos, cabe ao Conselho Tutelar aplicar ou requerer das autoridades competentes as medidas necessárias para a proteção integral da criança ou do adolescente. Os conselheiros tutelares têm autonomia para requisitar serviços de qualquer área do poder público, em especial de educação, saúde, assistência social e assistência jurídica.

 

O Conselho Tutelar também pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino, inclusão em serviços e programas oficiais, requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.

 

Foram empossados como titulares: Suely Dos Santos Coelho Amparo, Maria Aparecida Vieira de Souza, Juliana Galvino Santos Costa, Priscila Valéria de Medeiros Santos e Elaine Silva Almeida.

 

A cerimônia de posse e diplomação dos novos conselheiros tutelares de Prado, contou com a presença do vice-prefeito, Antônio Carlos, do secretário de Desenvolvimento Social, Jarbas Viera, da secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Iracema Ribeiro, presidente do CMDCA de Prado, Geza do Rosário, do Coordenador do CRAS, Rogério de Souza, da coordenadora do CREAS, Alba Paludy, coordenadora do CRAS Indígena, Caline Caetano, dos vereadores Odilei Mattos, Luciana da Lookgás, Super Choque e representando a Polícia Militar, Capitão Érick Calef.

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prado: Campeonato Municipal de Futebol 2024 começa com tudo

Futebol amador volta a movimentar a cidade com 16 times participantes O Campeonato Municipal de Futebol de Prado começou no domingo, dia 21, com dois jogos no Estádio Municipal Nailton Batista de Oliva. A competição, que reúne 16 equipes, é organizada pela Liga de Futebol de Prado e pela Diretoria de Esporte do município. O

Chuva de gols marca a segunda rodada da 6ª Copa do Café do Guarani 2024

Muitos gols da 6ª Copa Café do Guarani, na 2ª rodada realizada no último domingo (21/04). Grandes espetáculos disputados no campo, com intensos confrontos e uma atmosfera vibrante, com a presença marcante de um público entusiasmado. O embate inicial entre Águas Bela e Força Jovem,...

Barra do Cahy: Conheça a primeira praia do Brasil e seus encantos

A Barra do do Cahy, local de belezas naturais encantadoras, é uma praia de grande importância histórica por ter sido o primeiro ponto de chegada dos portugueses da tripulação de Pedro Álvares Cabral em solo brasileiro. Era hora do cair da tarde da quarta-feira,...