TAGS

Turismo e Cultura; Tradicional Festa do Pau atrai multidão em Cumuruxatiba

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, atraiu uma multidão de pessoas ao distrito de Cumuruxatiba, na tarde deste sábado (20).

WhatsApp Image 2024 01 20 at 18.23.35 1 scaled

Integrada ao calendário cultural e turístico da cidade, a programação também inclui apresentações culturais e missas. O município e Prado mantém viva a tradição, fomentando a cultura local. “Uma festa secular, que renova a memória própria da nossa cidade, faz parte da história de Prado, une cultura, religião e fortalece o turismo”, afirma a secretária de Turismo, Iracema Ribeiro.

WhatsApp Image 2024 01 20 at 18.23.38 scaled

Além dos turistas que nesta época de veraneio procuram a cidade de Prado, os nativos e moradores das cidades vizinhas, como; Teixeira de Freitas, Alcobaça, e os itamarajuenses vão em massa comemorar anualmente a festa.

WhatsApp Image 2024 01 20 at 18.23.40 scaled

A festa se iniciou pela manhã com uma missa, logo após o término, por volta das 12 horas, começou aquele que é o momento mais esperado da festa, a puxada do mastro de São Sebastião.

3

O prefeito de Prado Gilvan Produções fez questão de participar da festa. De acordo com o prefeito, a puxada do mastro de São Sebastião é a festa mais esperada do ano pela comunidade. “É um momento de muita tradição, passando por gerações e gerações, é uma festa linda que atrai moradores, turistas para o nosso distrito de Cumuruxatiba e nossa população merece sempre o melhor. A tradição uni a população indígena com as demais pessoas e todos se divertem com a comemoração de São Sebastião.”, afirmou o prefeito.

5

O “Pau de Bastião”, como é chamado o mastro com mais de 12 metros de comprimento e 30 centímetros de diâmetro, foi levado pelos foliões, passando por várias ruas entre a Avenida principal até a chegada à Igreja, seguindo a tradição do ritual, até o momento de erguer o mastro.

 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Equipe de Alcobaça vence a Super Copa dos Campeões de Beach Soccer da Costa das Baleias 2024

Quatro equipes disputaram entre si: Baba da Orla (Alcobaça), Mangabeira (Prado), Real Porto (Mucuri) e Babilônia (Nova Viçosa). Os confrontos na fase de classificação aconteceram no sábado, dia 27 de abril, com jogos disputados na Arena de Beach soccer Roniery Barbosa, localizada na Orla do...

Quatro jogos eletrizantes marcaram a terceira rodada da 6ª Copa do Café de Guarani

A terceira rodada da 6ª Copa Café de Futebol do Guarani 2024 aconteceu neste domingo, dia 28 de abril, na Arena Arcanjão. No primeiro jogo disputado neste domingo, dia 28 de abril, na Arena Arcanjão, em partida válida pela Copa Café de Futebol do Guarani...

Prado: Campeonato Municipal de Futebol 2024 começa com tudo

Futebol amador volta a movimentar a cidade com 16 times participantes O Campeonato Municipal de Futebol de Prado começou no domingo, dia 21, com dois jogos no Estádio Municipal Nailton Batista de Oliva. A competição, que reúne 16 equipes, é organizada pela Liga de Futebol de Prado e pela Diretoria de Esporte do município. O