Começam, nesta quarta-feira (10/1), as obras para abertura de uma faixa exclusiva para ônibus no sistema BRT na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Durante os trabalhos, o trânsito na região sofrerá modificações por, pelo menos, 90 dias – previsão estipulada para a duração das melhorias, segundo informou a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal.
De acordo com a pasta, o trecho que passará pela reforma tem extensão de 1.300 metros, começando na altura do viaduto da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) até a chegada à Octogonal.
Nesse trecho, três das quatro faixas da Estrada Parque Taguatinga ficarão totalmente bloqueadas. A única livre, a mais próxima à direita, será exclusiva para o transporte coletivo (sinalizada em amarelo no vídeo abaixo). Os demais veículos terão de trafegar pela faixa reversa — aberta no canteiro central — ou pela pista marginal, também no sentido Eixo Monumental (sinalizada em azul no vídeo).
“Aqueles que seguirem em direção ao Setor Policial Sul devem acessar obrigatoriamente a marginal da EPTG”, pontuou a secretaria.
“Para os motoristas que puderem evitar a EPTG, sugerimos como rota alternativa a via Estrutural. O transporte público não sofrerá qualquer alteração, uma vez que, no trecho em obras, a faixa mais à direita da via seguirá em funcionamento para atender exclusivamente aos ônibus. Veículos leves devem trafegar obrigatoriamente pela faixa reversa ou pela marginal da EPTG. Agentes de trânsito do DER estarão no local para orientar os motoristas”, explicou.
Quem sai do Guará 1, Taguatinga, Ceilândia em direção à área central de Brasília , e não quer optar pela Estrutural, a dica é seguir por dentro do Guará II, saindo pela Estrada Parque Guará (EPGU), passando em frente ao Jardim Zoológico e pegando o Eixão. Quem sai de Águas Claras para o Plano Piloto pode pegar a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), acessar a Epia, na altura da Candangolândia e pegar a EPGU, desembocando, também, no Eixão.
Veja:
No caso de quem trafega pela Epia e precisa acessar a Epig, será necessário usar o retorno em frente à sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), uma vez que a alça do viaduto que dá acesso à estrada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) ficará interditada durante o período.
De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, na via Epig transitam cerca de 25 mil veículos diariamente e, conforme relatou a pasta, “este é apenas o primeiro de muitos desvios que serão adotados ao longo do local para a execução das obras do Corredor Eixo Oeste”.
A reportagem questionou o órgão sobre um possível planejamento para evitar congestionamento na via Estrutural, mas não obteve retorno.
O primeiro trecho das obras, na interseção da EPTG com a Epig, inclui a construção de corredor BRT e de dois viadutos, a abertura de ciclovias, obras para drenagem, pavimentação, sinalização e paisagismo, bem como instalação de calçadas e de mobiliário urbano.
Comentários Facebook