Dengue faz ao menos 4 estados e o DF decretarem emergência

Publicado:

Ao menos cinco estado decretaram situação de emergência em razão do aumento de casos de dengue. Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, algumas cidades de Mato Grosso do Sul e, agora, a capital carioca estão com números crescentes da doença.

Só estado do Rio foram registrados mais de 17 mil casos neste mês de janeiro, cerca de 12 vezes a maior que o registrado no início do ano passado, com 1.441.

O decreto para o estado de emergência na capital carioca foi publicado no Diário Oficial do município desta segunda-feira (5/2). Na última sexta (2/2), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que o Rio já vivia uma epidemia de dengue, com mais de 11 mil casos da doença confirmados.

Também no Diário Oficial desta segunda, a prefeitura anunciou R$ 2 milhões para a compra de testes rápidos. O município autorizou a abertura da licitação, que será por um pregão eletrônico. Quem levará será a empresa que oferecer o menor preço.

Polos de atendimento contra dengue Também nesta segunda, a prefeitura do Rio inaugura 2 de 10 polos de atendimento a pacientes com a virose. A primeira unidade ficará em Curicica, na Clínica da Família Raphael de Paula Souza. Além disso, serão 150 centros de tratamento e hidratação.

A cidade apresentou um plano de contingência para assistência da população e combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

Entre as medidas estão:

a criação do Centro de Operações de Emergência; a abertura de dez polos de atendimento para a doença distribuídos por todo o município; a dedicação de leitos exclusivos a pacientes com dengue nos hospitais da rede municipal; o uso de carros fumacê nas regiões com maior incidência de casos e, a entrada compulsória em imóveis fechados e abandonados. Morte de adolescente em Goiás Em Goiás, que também decretou situação de emergência, uma adolescente de 16 anos morreu com a doença, em Uruaçu, no norte do estado. Segundo o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), Fernanda Ferreira Martins teve um quadro grave da doença associado à diabetes.

Fernanda morreu nesse sábado (3/2). Em nota, o HCN lamentou “profundamente” a morte da adolescente e se solidarizou com a família. Além disso, disse estar disponível para colaborar com informações sobre o caso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bianca Comparato e Lucas Oradovschi falam de Tremembé e casal Nardoni

A série "Tremembé", que estreia no dia 31 de outubro no Prime Video, traz à tela uma narrativa impactante sobre um dos casos...

Virginia toma decisão envolvendo namoro após ser assumida por Vini Jr.

A influenciadora Virginia Fonseca e o jogador Vini Jr., do Real Madrid, tornaram seu relacionamento público no início da semana. Depois de muitas...

Keeta demite 60 funcionários dias antes de iniciar operações no Brasil

A Keeta, gigante chinesa de entregas conhecida pelo uso de drones, acaba de cortar cerca de 60...