Fiocruz dobra produção de testes de dengue a pedido da Saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai dobrar a produção de testes para detecção de dengue a pedido do Ministério da Saúde. A instituição informou, nesta quinta-feira (8/2), que produzirá 600 mil testes. A previsão é de que sejam entregues nas próximas semanas.

O teste produzido pela Fiocruz é capaz de confirmar a infecção e identificar o sorotipo circulante de dengue (1, 2, 3 e 4), além da zika e chikungunya.

“[O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos] Bio-Manguinhos/Fiocruz está acompanhando a situação epidemiológica da dengue no país e reforça seu importante papel de apoio ao diagnóstico junto ao Ministério da Saúde”, ressalta Mauricio Zuma, diretor da unidade da Fiocruz.

Dengue no Brasil O Painel de Monitoramento das Arboviroses, com informes diários sobre dengue, zika e chikungunya, mostra que o Brasil registrou 395.103 casos prováveis até o fim de quinta. O país notificou também 53 óbitos, e 281 mortes estão sendo investigadas.

As primeiras doses da vacina Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda Pharma, foram entregues aos municípios selecionados. O imunizante será aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O medicamento foi incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde. A previsão do governo é vacinar, aproximadamente, 3,2 milhões de pessoas em 2024.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia diz ter identificado suspeito de matar pecuarista na zona rural de Itapebi; suspeito ainda não foi localizado

Itapebi: a Polícia Civil informou ter identificado o autor do assassinato do pecuarista Iuri Vieira dos Santos, de 33 anos, morto a facadas...

MP-BA denuncia advogada conhecida como ‘Rainha do Sul’ por integrar organização criminosa armada e lavagem de dinheiro

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), ofereceu denúncia nesta terça-feira...

Líder religioso é preso por estupro de cinco crianças dentro de igreja; duas vítimas eram enteadas do suspeito

Resumo: Um líder religioso de 34 anos é preso como principal suspeito de uma série de abusos sexuais contra vulneráveis em uma igreja...