Bruno Monteiro celebra aumento do público no Carnaval e destaca papel dos blocos afro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, reafirmou a importância dos blocos afro para “o trabalho de conscientização racial, de enfrentamento ao racismo, de inclusão social, de inclusão produtiva”. Durante a saída do Olodum, no final da tarde desta sexta-feira (9), Monteiro destacou ainda os números do primeiro dia oficial de Carnaval, que devem ser ainda maiores até domingo.

 

“O balanço do primeiro dia de Carnaval é positivo, se confirmando a expectativa do aumento de público. Só pelos portais da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar passaram ontem mais de 1,252 milhão de pessoas, que é um aumento muito representativo para uma quinta-feira, que as pessoas ainda estão trabalhando. O forte, o auge do Carnaval, é no domingo, então vai crescendo até lá”, destacou o titular da Secult-BA.

 

Segundo ele, o crescimento deve chegar também ao Pelourinho, que, em 2023, recebeu um milhão de pessoas durante todos os dias da folia e deve lidar com mais visitantes este ano. “Hoje iniciamos uma nova fase do nosso Carnaval, que é a abertura do Carnaval no Pelourinho com grandes atrações, com uma grande movimentação no Largo do Pelourinho, nos quatro largos, que vão trazer uma outra movimentação também para o Centro Histórico”, completou.

 

TRABALHO SOCIAL DE BLOCOS AFRO É DESTAQUE

Bruno Monteiro destacou a importância dos blocos afro para o desenvolvimento da cultura local e justificou a escolha do tema escolhido para as ações do governo da Bahia: “Nossa energia é ancestral”. 

 

“Nós escolhemos homenagear nesse ano os 50 anos dos blocos afro, não só como uma reverência ao trabalho que eles fazem no Carnaval, mas o trabalho que eles fazem nas comunidades, um trabalho pedagógico, de educação, que eu tenho repetido que é o que dá sentido, que dá conteúdo à cultura”, disse. “Nós estamos falando de toda uma produção econômica que gera emprego, que gera renda. Tudo isso os blocos afro fazem. E aqui no Pelourinho é um grande lugar de fomento disso”, reforçou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policiais suspeitos são identificados pelo estupro de argentina no Carnaval de Salvador

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) identificou três policiais militares suspeitos de envolvimento no estupro de uma mulher argentina durante o...

Xanddy Harmonia celebra 60 anos das Muquiranas e relembra evolução no comportamento do bloco

O cantor Xanddy Harmonia retornou oficialmente ao bloco As Muquiranas neste sábado, dia 14, após uma década sem desfilar, coincidindo com as celebrações...

Bombeiros registram 158 ocorrências no segundo dia do Carnaval

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atendeu 158 ocorrências na sexta-feira (13), segundo dia do Carnaval de Salvador, nos circuitos oficiais...