Carnaval de SP abre 1ª noite no Anhembi com três escolas de torcidas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo — O Sambódromo do Anhembi, na zona norte paulistana, recebe nesta sexta-feira (9/2) a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo com a participação de três escolas de samba ligadas a torcidas organizadas. A previsão é de tempo firme e temperatura agradável.

Entre as sete escolas que abrem o desfile estão a palmeirense Mancha Verde, bicampeã do Carnaval paulistano, e as são-paulinas Dragões da Real e Independente. A primeira noite também terá Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Acadêmicos do Tatuapé e Rosas de Ouro.

Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (LigaSP), todos os ingressos para os desfiles deste fim de semana já foram vendidos — ainda há entradas para o Desfiles das Campeãs, no dia 17 de fevereiro.

Confira abaixo a ordem e os horários dos desfiles desta noite e o enredo de cada escola que passará pelo Sambódromo.

Camisa Verde e Branco Camisa Verde e Branco volta à elite do carnaval paulistano disposta a apontar “a flecha certeira de Oxóssi”, cantando a ancestralidade africana e sua representação nos dias atuais, incluindo Didico, como é conhecido o craque Adriano Imperador.

Horário do desfile: 23h15
Cores oficiais: verde e branco
Presidente: Erica Ferro
Carnavalesco: Renan Ribeiro
Rainha de bateria: Sophia Ferro
Enredo: “Adenla – O Imperador nas terras do Rei”

Barroca Zona Sul A escola da zona sul paulistana vai cantar sua própria história, em comemoração ao seu Jubileu de Ouro. Citações aos antigos desfiles da Avenida Tiradentes e ao verde-e-rosa da Mangueira, sua inspiração, estarão presentes.

Horário do desfile: 0h20
Cores oficiais: verde e rosa
Presidente: Ewerton Rodrigo Ramos Sampaio (Cebolinha)
Carnavalesco: Pedro Alexandre Magoo
Rainha de bateria: Juju Salimeni
Enredo: “Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul”

Dragões da Real Quinta colocada no ano passado, a Dragões da Real é mais uma escola a evocar a força do povo africano, com destaque para a valentia de seus guerreiros, sua religiosidade e a alegria das festas

Horário do desfile: 1h25
Cores oficiais: vermelho, branco e preto
Presidente: Renato Remondini (Tomate)
Carnavalesco: Jorge Freitas
Rainha de bateria: Karine Grum
Enredo: “África – Uma Constelação de Reis e Rainhas”

Independente Mais uma escola ligada a torcedores do São Paulo, a Independente traz guerreiras Agojie para também falar da África. No século 19, elas defenderam seu povo no reino de Daomé, onde hoje fica o Benin.

Horário do desfile: 2h30
Cores oficiais: vermelho, branco e preto
Presidente: Alessandro Oliveira Santana (Batata)
Carnavalesco: Amauri Santos
Rainha de bateria: Mileide Mihaile
Enredo: “Agojie, a Lâmina da Liberdade!”

Acadêmicos do Tatuapé A Bahia aparece no desfile da Acadêmicos do Tatuapé de diversas maneiras, seja na religiosidade, culinária ou ainda nas suas belezas naturais. A escola tenta beliscar o título neste ano, após a quarta colocação em 2023.

Horário do desfile: 3h35
Cores oficiais: azul e branco
Presidente: Erivelto Coelho
Carnavalesco: Wagner Santos
Rainha de bateria: Muriel Quixaba
Enredo: “Mata de São João – Uma joia da Bahia símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”

Mancha Verde A vice-campeã do ano passado tenta o título em 2024 com um enredo que fala da agricultura e das riquezas que ela já trouxe para o país, citando o ciclo do café. A Mancha Verde também cita a força dos trabalhadores do campo.

Horário do desfile: 4h40
Cores oficiais: verde, branco e vermelho
Presidente: Paulo Rogério de Aquino (Paulo Serdan)
Carnavalesco: André Machado
Rainha de bateria: Viviane Araújo
Enredo: “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”

Rosas de Ouro A Rosas de Ouro deverá fechar a primeira noite de desfiles já com o sol raiando na manhã de sábado no Anhembi. Para conseguir uma melhor colocação que o 12º lugar de 2023, a escola cantará o 70 anos do Ibirapuera, “reduto do esporte, da arte, cultura”.

Horário do desfile: 5h45
Cores oficiais: azul, rosa e branco
Presidente: Angelina Basílio
Carnavalesco: Paulo Menezes
Rainha de bateria: Ana Beatriz Godói
Enredo: “Ibira 70 – A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024”

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Contador de ONG da farra do INSS teve aumento de 428% em patrimônio

Contador da Conafer e o giro milionário que envolve fraudes do INSS Samuel Chrisostomo do Bomfim Junior, contador ligado à Confederação Nacional dos Agricultores...

Deputados pedem investigação sobre pré-venda para show de Harry Styles em SP

Investigação contra cambismo na pré-venda de Harry Styles em São Paulo Deputadas Erika Hilton (PSOL-SP) e Guilherme Cortez (PSOL-SP) anunciaram que vão acionar...

“Vamos resistir”, declara Suvaquinho da Asa mesmo fora do DF Folia

Suvaquinho da Asa, bloco infantil de Brasília, ficou de fora da programação oficial do DF Folia 2026, mesmo após recursos apresentados. A Secretaria...