Líder do Irã é banido de redes sociais após comentários sobre ataque do Hamas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O gigante americano Meta, dono do Facebook e do Instagram, afirmou nesta quinta-feira (8) ter banido as contas do aiatolá Ali Khamenei dessas duas redes sociais sob a justificativa de que o líder supremo do Irã teria violado as políticas de conteúdo.

“Removemos essas contas por violarem repetidamente nossa política sobre organizações e indivíduos perigosos”, afirmou um porta-voz da empresa à agência de notícias AFP. Khamenei vinha se manifestando após os ataques do Hamas ao sul de Israel no dia 7 de outubro.

“Vocês trouxeram esta calamidade sobre si mesmos”, afirmou ele nas redes após os atentados. “Sionistas ditatoriais, vocês não podem se recuperar da derrota de 7 de outubro”, escreveu também, três dias depois das mortes.

Na época, ele afirmou ainda que Israel estava cometendo um genocídio de palestinos na Faixa de Gaza e voltou a insinuar que seus aliados, como o Hamas, deveriam agir contra Tel Aviv.

“Ninguém pode confrontar os muçulmanos e as forças de resistência se os crimes contra os palestinos do regime sionista continuarem”, afirmou o líder a estudantes em Teerã na época. “O bombardeio de Gaza deve parar imediatamente. Nós devemos responder, devemos reagir ao que está acontecendo.”

O funcionário da Meta não mencionou a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, mas a empresa vinha enfrentando cobranças sobre as declarações do líder do Irã.

A regra na qual a suspensão se baseou afirma que, “em um esforço para prevenir e interromper danos no mundo real”, não é permitida a presença nas plataformas de “organizações ou indivíduos que proclamam uma missão violenta ou estejam envolvidos em violência”.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Xi Jinping viajará à Coreia do Norte, em primeira visita desde 2019

O presidente da China, Xi Jinping, viajará à Coreia do Norte na próxima semana, sua primeira visita ao país desde 2019, em uma...

Ex-príncipe Andrew sublocava imóveis em residência real, diz órgão britânico

Resumo: o ex-príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, sublocou várias casas da Royal Lodge, em Windsor, recebendo as rendas sem pagar aluguel....

Princesa herdeira da Noruega entra na fila de espera para transplante de pulmão

Entre os destaques da realeza europeia, a princesa Mette-Marit, futura rainha da Noruega, foi colocada na lista de espera para transplante de pulmão...