ONU pede investigação imparcial e transparente da morte de Navalny

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Escritório da ONU para os Direitos Humanos pediu, nesta sexta-feira (16/2), uma “investigação imparcial, completa e transparente” da morte do líder político da oposição russa Alexei Navalny. Ainda de acordo com o escritório, a prisão de Navalny era, aparentemente, desnecessária. 

Ainda através do comunicado, o escritório pediu às autoridades russas que seja assegurada uma investigação legítima e que o país ponha fim à perseguição de políticos, defensores dos direitos humanos e jornalistas e destacou que que é dever de um Estado proteger a vida de pessoas em privação de liberdade.

Para o Escritório da ONU, “todos os detidos ou condenados a diversas penas de prisão em relação ao exercício legítimo dos seus direitos, incluindo o direito à liberdade de reunião e expressão pacífica, devem ser imediatamente libertados”. 

O líder político Alexei Navalny, de 47 anos, morreu na manhã desta sexta-feira em uma prisão do distrito autônomo de Yamal-Nenets. A causa da morte ainda não foi divulgada. Em agosto de 2023, Navalny foi condenado a 19 anos de reclusão por extremismo. Na época, o alto comissário da ONU, Volker Turk, afirmou que a sentença se enquadra em assédio judicial e condenou o uso do sistema judiciário para fins políticos.

Com informações da ONU News, parceira do Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso após desferir facadas contra funcionário que consertava caixa d’água no Eixo Sul em Teixeira de Freitas

Na noite de sábado, a Polícia Militar prendeu em flagrante Diego Lima Pereira, 42 anos, por tentativa de homicídio, ocorrida por volta das...

Homem de 27 anos é morto durante assalto a veículo na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, em Salvador

Kelvin Gomes de Souza, 27 anos, foi morto durante um roubo na Avenida Mãe Stella de Oxóssi,...

Estudo de Harvard indica que variar exercícios reduz risco de morte

Variar os tipos de exercício ao longo da semana pode trazer benefícios para a saúde e reduzir o risco de morte prematura, aponta...